Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 08.11.16

Abate das manchas florestais atingidas pelos fogos

IMG_5066.JPG

É sempre assim. Depois dos incêndios, vem o inevitável (e doloroso) corte dos povoamentos florestais atingidos pelas chamas.

A área do único Parque Nacional, Reserva Mundial da Biosfera, que foi fortemente fustigada pelos fogos no passado verão, está a ser monitorizada pela Assembleia de Compartes dos Baldios de Soajo para balizar a mancha pertencente a Soajo.

“Os Baldios de Soajo e os de Cabana Maior encontram-se, em pontos específicos, a sinalizar as manchas de pinhal para ver de quem é o quê, sendo certo que haverá sempre zonas de conflito”, explica Cristina Martinho, que preside ao Conselho Diretivo dos Baldios de Soajo.

Em determinadas manchas, o corte de pinhal já começou. As pilhas de madeira, no denominado “Triângulo do Mezio”, são uma das áreas onde o abate já se encontra em curso.

IMG_5062.JPG

Quem ganha com o negócio

Depois de um incêndio, há urgência em cortar e vender os troncos de uma floresta de pinheiro-bravo. Caso contrário, as árvores começam a ganhar uma espécie de bolor que lhes muda a cor e impede, por exemplo, a utilização da madeira na indústria do mobiliário.

Daí que os Baldios tenham todo o interesse em vender, o mais rápido possível, os povoamentos florestais queimados, facto que aumenta a pressão da oferta sobre a procura.

Neste contexto, saem beneficiados os madeireiros, as fábricas de serração e os industriais do setor, que conseguem baixar os preços e aproveitam os melhores lotes da madeira da vasta oferta existente no mercado.

IMG_5058.JPG

imgpsh_fullsize.jpg

imgpsh_fullsize.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 15:58



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930