Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Domingo, 19.06.16

Apoios a pequenos investimentos agrícolas: o que cobrem, quem é beneficiado e os valores previstos

IMG_6019.JPG

O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) abriu recentemente uma rubrica para validação de candidaturas para investimentos agrícolas com potencial e a favor do promotor e da região.

Os anúncios de abertura de período de apresentação de candidaturas das operações 10.2.1.1. – Pequenos investimentos na exploração agrícola, para o Vale do Lima, abriram no passado dia 15 de junho e prolongam-se até 1 de agosto. Já o período de apresentação de candidaturas das operações 10.2.1.2. – Pequenos investimentos de transformação e comercialização de produtos agrícolas, para a mesma referência geográfica, decorrerá de 4 de julho até 16 de setembro.

A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Lima (ADRIL), no âmbito da I Feira da Porta do Mezio, organizou um seminário técnico sobre apoios ao investimento agrícola no Vale do Lima, sessão na qual foi disponibilizada diversa informação sobre os referidos avisos.

As condições de acesso, “bastante restritivas”, como a elas se referiu Francisco Calheiros, presidente da ADRIL, no caso dos pequenos investimentos na exploração agrícola, impõem aos candidatos o cumprimento, entre outros, de três requisitos: “terem recebido pagamentos diretos de valor igual ou inferior a 5 mil euros e não terem atingido um volume de negócios superior a 50 mil euros, no ano anterior ao da apresentação da candidatura”; exercerem atividade agrícola há mais de um ano ou serem jovens agricultores em primeira instalação, com candidatura aprovada ao abrigo da ação n.º 31 “Jovens Agricultores”, do PDR 2020, estabelecida pela Portaria n.º 31/2015, de 12 de fevereiro, ou ao abrigo da respetiva norma de transição; terem domicílio fiscal num dos concelhos abrangidos pela área geográfica correspondente ao território de intervenção do GAL, ou nos concelhos limítrofes.”

Os pequenos investimentos nas explorações agrícolas, que preveem um subsídio máximo de 25 mil euros, cobrem, por exemplo, preparação de terrenos, edifícios ou outras construções diretamente ligadas à atividade a desenvolver, adaptação de instalações, plantações plurianuais, sistemas de rega, máquinas e equipamentos novos, despesas de energia, software, marketing, entre outros. Como reconheceu Francisco Calheiros, apesar das diligências feitas junto da administração central, “estamos a lidar com pequenas franjas de dotação orçamental”.

Por sua vez, as candidaturas a pequenos investimentos de transformação e comercialização de produtos agrícolas encerram apoios mais robustos. Nesta rubrica, “o limite máximo dos apoios a conceder, por beneficiário, durante o período de programação, é de 150 mil euros”, sendo a ajuda concedida “sob forma de subvenção não reembolsável”, equivalente a um apoio de 45% em relação ao investimento.

Segundo Calheiros, “esta rubrica visa transformar os nossos produtos, como a fruta, a carne ou o apoio a compotas”, e outros, numa “espécie de banda larga”, de modo a beneficiar a inovação e a criatividade.

Entretanto, o PDR 2020 vai abrir, “até agosto”, outras rubricas para renovação de aldeias (recuperação de moinhos tradicionais), cadeias curtas e mercados, promoção de produtos de qualidade locais e diversificação de atividades na exploração (recuperação de equipamentos para turismo inseridos em área agrícola).

“O nosso objetivo é ter o melhor desempenho possível nestes avisos que vão surgir, porque, tanto quanto sabemos, irá haver uma possibilidade de reforço e uma reserva de eficiência para os que tiverem tido uma boa execução”, concluiu Francisco Calheiros.

IMG_6007.JPG

IMG_6021.JPG

IMG_6023.JPG

IMG_6017.JPG

IMG_6018.JPG

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 14:10



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2016

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930