Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 17.10.17

Arrancou a obra do futuro Parque Biológico do Mezio

IMG_3431.JPG

Começou, recentemente, a execução da Fase II do Plano Operacional de Gestão da Área de Intervenção Específica da Porta do Mezio, que diz respeito ao Parque Biológico do Mezio. A empreitada arrancou com cerca de 12 meses de atraso em relação às projeções iniciais, que apontavam para outubro de 2016.

Historiando um pouco o polémico processo, recorde-se que o projeto, aprovado unanimemente pelo Município de Arcos de Valdevez, não passou, em devido tempo, pelo “filtro” da Assembleia de Compartes dos Baldios de Soajo, principalmente quando a área onde será erguida a infraestrutura faz parte do território administrativo de Soajo.

Para acentuar o imbróglio, os compartes de Soajo, com os dados, aparentemente, consumados, decidiram, em Assembleia ocorrida a 19 de dezembro de 2016, inviabilizar – a partir da Carta Administrativa – o Parque Biológico, “por este estar localizado em território administrativo de Soajo”.

“Nós baseamo-nos no único documento oficial que existe”, justificou na altura a presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Soajo, Cristina Martinho.

Entretanto, foi aprovada, pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez (no passado dia 24 de julho), a celebração de um protocolo a favor da ARDAL, no qual está contemplada a transferência de 182 908 euros entre 2017 e 2018, com vista à execução da referida Fase II.

De salientar que o Parque Biológico, cofinanciado ao abrigo de uma candidatura feita ao “Património Natural”, está orçado em “cerca de 480 mil euros”, segundo fonte do Município.

O equipamento em execução engloba parques interpretativos relativos à fauna e à flora.

DSCN9305.JPG

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:30


1 comentário

De Anónimo a 18.10.2017 às 12:02


O “PARQUE BIOLÓGICO” CONSTRÔE-SE, DE FACTO, SÓ NO MEZIO DE SOAJO!
Em jeito de comentário apresentam-se a seguir algumas justificações de que o território é, legalmente, da freguesia de Soajo.
1. SITUAÇÃO GEOGRÁFICA - A vedação do futuro «Parque Biológico» já está quase toda colocada, e por ela se verifica que toda a área territorial se situa, exclusivamente, na área administrativa oficial da freguesia de Soajo.
Na verdade, segundo a Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP) e, também, com o recurso a vários outros instrumentos documentais, com total objectividade se prova que o futuro Parque se situará totalmente na área administrativa da freguesia de Soajo.
De facto, nesta área do Mezio, ao ficar todo o território delimitado pela vedação metálica, a nascente da estrada que vai do cruzamento de estradas existente no Mezio no sentido do norte, e passa pela “Travanca”, então por força da oficial Carta Administrativa de Portugal se constata, clara e objectivamente, que o território que foi abusivamente vedado está dentro do território administrativo da freguesia de Soajo.
Até ao limite ou travanca próximo da fonte das “Sete Bicas”, é delimitada a fronteira das duas freguesias - Soajo e Cabana Maior - por esta estrada o que faz com que rigorosa e legalmente o vedado para futuro Parque Biológico se encontre TOTALMENTE na freguesia de Soajo! Só depois da acentuada viragem à direita perto das “Sete Bicas”, é que se faz a fronteira por águas-vertentes no sentido de Guidão conforme se traduz na CAOP!
Fica pois com total rigor oficial todo o território vedado do futuro Parque Biológico, na freguesia de Soajo. Se a CAOP TEM FORÇA LEGAL ACATE-SE O SEU CUMPRIMENTO!
Jorge Ferraz Lage
Nota:
Recomendo aos leitores que vejam mais no blogue: soajoemnoticiario.blogs.sapo.pt

Comentar post



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031