Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quarta-feira, 13.12.17

Assembleia de Freguesia discute orçamento e limites da freguesia

IMG_4070 (1).JPG

A Assembleia de Freguesia de Soajo reúne-se este sábado, 16 de dezembro (pelas 17.30), em sessão ordinária, a realizar no Centro Social e Paroquial de Soajo (Salão S. José). Trata-se da primeira reunião deste novo mandato após a composição dos órgãos autárquicos.

Da ordem de trabalhos constam os seguintes pontos:

  1. Leitura e votação da ata da Assembleia anterior.
  2. Leitura e votação do Regimento de Assembleia.
  3. Período de antes da ordem do dia.
  4. Informação das finanças da Junta de Freguesia.
  5. Apresentação do Plano de atividades e orçamento.
  6. Limites da freguesia de Soajo.
  7. Período destinado ao público.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:21


1 comentário

De Anónimo a 15.12.2017 às 12:31


Se quiserem que Cabana Maior, e sobretudo, Cabreiro, continuem a usurpar o território de Soajo não envidem esforços para acabar com as vergonhosas interferências de muitos autarcas do concelho.
Soajo também compõe o concelho, desde 1852, mas foi contra a vontade da grande maioria dos soajeiros de antigamente.
Ampliaram o concelho significativamente, e conseguiram território até à fronteira com a Espanha!
A amizade de um ministro de Portugal, Rodrigo da Fonseca Magalhães, casado com uma brasileira de Geraz do Lima, fez com que o oportunista arcuense Gaspar de Araújo e Gama, governador civil em Viana do Castelo, aproveitasse, em 1852, umas eleições tumultuosas, no multissecular município de Soajo, que já existia, pelo menos desde a Baixa Idade Medieval, para anexar o concelho de Soajo ao município (e não à vila) de Arcos de Valdevez!
Sim, pois Soajo não pertence à vila dos Arcos, como aliás todas as restantes freguesias do actual concelho, embora muitos dos naturais e residentes desta muito embelezada vila, sobretudo pelos milhões subtraídos às outras áreas e povoações do restante concelho, tenham nas suas cabeças, que as restantes povoações pertencem à vila de Arcos de Valdevez!
São graves deformações, resultantes das popularuchas mentalidades e da falta de básicos conhecimentos científicos, e que têm muita influência no desenvolvimento muito assimétrico ou desarmonioso do município!
Após 1852, pela reacção de muitos Soajeiros, que durou em termos de fortes sentimentos, até à década de 1970, continuaram vários elencos do poder municipal, a enfraquecer a freguesia de Soajo, tanto nos aspectos materiais como nas suas principais glórias do seu vastíssimo passado!
Esperemos que os limites da freguesia de Soajo, sejam devidamente corrigidos e defendidos! Oxalá que isto aconteça, mas muito duvidamos, pela oposição sistemática de quem nos cerca de vinte últimos anos não defendeu convenientemente os interesses de Soajo.
SOAJO, em termos constitucionais é uma AUTARQUIA LOCAL, COMO O É O MUNICÍPIO, E PARA O SER TEM UM TERRITÓRIO PRÓPRIO!
Mas o verdadeiro território de SOAJO, em significativa e importante parte, tem estado, a ser governado não por mouros, mas por quem não tem o direito de receber valores e prestígios que não lhe pertencem.
Soajo em termos de território autárquico é bastante superior às outras maiores freguesias, mas para tal já deveria ter recuperado o que lhe pertence!
E não é o poder da autarquia municipal que o irá fazer, antes pelo contrário, porque se mais pudesse mais o diminuiria, para enfraquecer Soajo!
Os que nos órgãos da AUTARQUIA LOCAL DE SOAJO, se puserem à feição dos USURPADORES E DOS ENFRAQUECEDORES DE SOAJO, têm de ser desmascarados publicamente!
No meu blogue na Internet vou começar a publicar muitos elementos FOTOCOPIADOS que documentam com seriedade VALORES IMORTAIS DE SOAJO, para TENTAR que andem alguns hipócritas a MUITO MENTIR para prejudicar fortemente interesses sagrados de Soajo!
Consultem a partir de hoje: soajoemnoticiario.blogs.sapo.pt

Comentar post



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31