Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Teresa Araújo, Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Sexta-feira, 08.04.16

Casal holandês rendido a Soajo conta episódio marcante

x.jpg

Há viagens que marcam a vida inteira. A que um casal de holandeses realizou ao “coração” do único Parque Nacional cabe num baú (de memórias) que nem o tempo consegue ofuscar ou desvanecer.

Foi há quase 15 anos, estávamos no verão de 2001. Jacob Albronda e Lia Broekhuizen, da pequena cidade de Uffelte, vieram passear de autocarro a Soajo, na companhia de outro casal amigo, e, no Largo do Eiró, encontraram vários cães a vaguear. Um deles, “rafeiro”, “colou-se desde logo a eles”, conta o soajeiro David Neto.

Na breve passagem por um dos ex-líbris de Soajo, o casal comeu “alguma coisa no terraço de um restaurante”, diz Lia Broekhuizen, e “deu uma ‘bucha’ à Kika, animal que nunca mais largou o simpático casal”, acrescenta David Neto. Seguiu-se uma caminhada (com botas de montanha, saco de dormir, comida…) rumo à Senhora da Peneda, na companhia do “melhor amigo do Homem”, que, apesar de ter desaparecido algumas vezes, retomou imediatamente o grupo onde Lia e Jacob seguiam.

Mal chegados ao santuário da Peneda, Jacob e Lia tentaram “livrar-se” da Kika e, por isso, entraram no templo (repleto de peregrinos) e dispersaram-se rapidamente pela porta à direita do altar, mas, surpresa das surpresas, “o cão aparece posteriormente na montanha onde estavam a instalar a tenda”, conta Lia.

O casal, sensibilizado, alimentou o “abençoado” cão nessa noite e para o outro dia o canino teimava em acompanhar o passeio a pé de Jacob e Lia, desta vez com destino a Castro Laboreiro.

Quando chegaram a esta vila do concelho de Melgaço, os holandeses foram degustar a boa comida minhota num restaurante local e deixaram o cão fora do estabelecimento. Só que Lia, numa incursão pelo exterior do espaço, vê o animal dar mais uma prova de resistência e, sensibilizada, dá comida ao cão. Entretanto, Jacob e Lia decidem pernoitar em Castro Laboreiro e o cão continuou persistentemente junto à tenda.

Com tantas (e tamanhas) manifestações de afeto, este casal, sem filhos, procurou ajuda para adotar o cão e com isso deu início a uma história incrivelmente bem-sucedida e feliz. Em Melgaço, encontrou, por fim, a ajuda necessária, junto de Armandino, empregado de mesa, e de Maria João Cerdeira, veterinária, que vacinou o animal e tratou logo de toda a parte burocrática. Com a documentação em ordem, o cão foi levado, de avião, para a Holanda, onde o animal – apesar de alguns eventos violentos nos primeiros tempos (ataques a humanos e a galináceos) – encontrou um “porto de abrigo”.

Com o intuito de “revisitar” o passado, Jacob, Lia e Kika voltaram há uns meses a Soajo – o casal ficou alojado três dias na Casa do Adro e degustou a boa comida do Restaurante Espigueiro – e repetiram o roteiro. Passaram pelos mesmos lugares e reencontraram algumas das pessoas com quem se haviam cruzado em 2001. Mas Jacob, antigo dentista, e o cão, desta vez, fizeram o “trilho” de autocaravana, enquanto Lia, professora de Francês aposentada, seguiu de bicicleta rumo à Peneda e a Castro Laboreiro.

“Desejo tudo de bom ao povo de Soajo. Espero que os soajeiros se sintam orgulhosos desta maravilhosa Terra, com belas montanhas e com caminhos asseados, e que os jovens tenham boas condições para viverem aí”, exorta Lia Broekhuizen, de 64 anos, que, tal como Jacob, de 67, ficou rendida à autenticidade das gentes do Alto Minho.

Na companhia da Kika, de 17 anos (idade provável), o casal do "país das tulipas" não esquece, como se vê, os encantos de Soajo.

Curiosidade

Sabia que a “nossa” urze foi, em tempos, “exportada” para a Holanda, onde é uma planta de ornamentação extremamente valorizada?

Foto: António Neto

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 19:02



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930