Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quinta-feira, 21.09.17

Caso das pedras tumulares existentes no adro da Igreja Paroquial de S. Martinho de Soajo

IMG_3026.JPG

O sarcófago que estava “talhado” na Igreja Paroquial de S. Martinho de Soajo já não existe. O túmulo acabou destruído nos trabalhos de recuperação do adro que estão em curso. As restantes pedras tumulares continuarão preservadas.

O presidente da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Martinho de Soajo, contactado pelo blogue Soajo em Notícia, explica os contornos deste caso.

“Nunca ouvi dizer que havia algo histórico [na lateral da igreja], nunca vislumbrei nada lá, e, claro está, não ia destruir uma coisa histórica se ela existisse na realidade”, atalha o padre Custódio Branco, que pergunta:

“Que tamanho é que tinha para que fosse visível?”, concluindo, então, que, se lá existia um sarcófago, este estava muito mal preservadinho”.

Questionado sobre se os trabalhos de recuperação do adro não estavam a ser realizados de modo negligente em relação ao património histórico, o sacerdote logo desresponsabilizou a Fábrica da Igreja e a empresa contratada para esta obra, ao mesmo tempo que evocou uma prática seguida pela Comissão Fabriqueira numa empreitada precedente.

 “Não houve descuido, mas, se houve, foi por falta de informação… Lembro que, na anterior intervenção, os sarcófagos foram preservados e estas pedras tumulares continuarão preservadas daqui em diante”, acrescenta o pároco, que puxa da História para recordar que, outrora, “os cemitérios eram dentro das igrejas… tanto assim, que, se abrirmos o soalho da Igreja de Soajo, vamos encontrar resquícios de túmulos”.

O padre Custódio Branco é pároco da comunidade de Soajo há dez anos.

SARC.jpg

IMG_3031.JPG

Investimento no património religioso

Da intervenção que está a ser feita na Igreja Paroquial de S. Martinho de Soajo, a qual deverá estar concluída até meados de outubro, já foram executados, entre outros, os trabalhos de restauro de portas e de substituição de madeiras laterais.

No presente, além da recuperação do adro da igreja, está em curso a construção de novas casas de banho, indo as anteriores ser convertidas em espaço de arrumos.

Dada a existência de fendas no teto da sacristia, também é objetivo da Fábrica da Igreja proceder à substituição da madeira deteriorada.

Segundo fonte conhecedora do processo, a despesa total orçada é de, sensivelmente, “41 mil euros”, existindo, apesar de o património pertencer à Igreja, uma importante comparticipação municipal, conforme deliberação de Câmara.

IMG_8874.JPG

IMG_8863.JPG

IMG_8878.JPG

IMG_8860.JPG

IMG_8857.JPG

IMG_8855.JPG

IMG_8886.JPG

IMG_8879.JPG

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:52



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930