Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Sexta-feira, 25.11.16

Deputado de Soajo interpelou presidente da Câmara sobre vários assuntos

IMG_2156.JPG

O deputado municipal Manuel Barreira da Costa questionou o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez sobre várias matérias de interesse para Soajo na Assembleia Municipal de 23 de novembro, último.

Para uma mais fácil perceção dos leitores e por uma questão prática, faz-se a seguir uma apresentação “esquemática” dos temas suscitados.

 

Atividade dos Baldios

“É necessário fiscalizar a ação dos Baldios. É papel dos Baldios, entre outras coisas, limpar as valetas. Em que medida vai a Câmara acompanhar a ação dos Baldios [nos termos previstos nos protocolos]?”, perguntou o antigo presidente da Junta de Freguesia de Soajo e, também, ex-presidente do Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Soajo.

O edil João Manuel Esteves referiu, diplomaticamente, que “os protocolos com os Baldios contemplam um conjunto de coisas e, neste âmbito, estamos a intensificar a nossa relação com os Baldios para que as coisas corram da melhor maneira relativamente àquilo que são as obrigações de todos nós”.

 

Floresta

“Os projetos de florestação requerem uma atenção especial porque há muitas questões a equacionar, como a propriedade da área baldia, as mangas de proteção… O que é que pensa sobre isso a Câmara?”, questionou o deputado eleitos nas listas do PSD.

O autarca João Manuel Esteves disse que “o ordenamento florestal é uma questão relevante”, acrescentando que “os projetos de recuperação das matas não vão ser executados pela Câmara Municipal, mas articuladamente entre ICNF, Baldios e Município”.

 

Casas degradadas

“Em Soajo, em zonas de grande relevo, existem casas que constituem um perigo, pois estão a cair para cima de caminhos públicos. Os proprietários encontram-se longe, alguns não sabem que são proprietários… Nos dois últimos anos, caíram duas [casas]… Não sei se haverá alguma possibilidade de a Câmara resolver este problema?”, questionou Manuel Barreira da Costa.

Na resposta, João Manuel Esteve sublinhou que a Câmara “está a olhar com atenção para as casas degradadas e para os terrenos abandonados”.

 

Escola

“A Escola de Soajo pode ter os dias contados e uma terra sem escola é uma terra sem futuro. Temos a pré-primária com poucos alunos, soube, há pouco, que, no próximo ano, só terá dois [alunos], com certeza, tem os dias contados, porque não preenche os requisitos regulamentados. Que me pode dizer a Câmara sobre isso?”, inquiriu o deputado soajeiro.

O presidente do Município não respondeu à pergunta.

 

Uma “bicada” com destinatário certo

À margem do questionário, Manuel Barreira da Costa frisou ter levado “estes assuntos [à Assembleia], que algumas pessoas pedem, embora devesse ser alguém mais representativo da freguesia de Soajo a fazê-lo”.

Na circunstância, Bareira da Costa quis visar Manuel Gomes Capela, presidente da Junta de Freguesia de Soajo e, por inerência, deputado municipal.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:47



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930