Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Teresa Araújo, Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Sábado, 10.09.16

Disparou 15% o fluxo de visitantes à Porta do Mezio que vai entregar a privados o Centro de Produtos Locais

IMG_6710.JPG

O número de visitantes à Porta do Mezio registou, este ano, de janeiro a finais de agosto, em relação ao período homólogo de 2015, um aumento de 4799 pessoas, significando um impulso de 15 por cento. O Centro de Promoção e Valorização de Produtos Locais está executado e é visto como uma atração suplementar. A ARDAL, em parceria com o Município, encontra-se a desenvolver um caderno de encargos para a abertura do procedimento visando a concessão do referido equipamento a um promotor privado.

O Centro de Promoção resulta da recuperação e ampliação da antiga Casa dos Serviços Florestais, tendo implicado um investimento de 285 mil euros. Nele, está reservado um espaço para exposição das artes e ofícios tradicionais. Como o nome indica, é um espaço de mostra e comercialização dos produtos autóctones com o objetivo de fortalecer a identidade rural.

Este equipamento, pela sua capacidade e complementaridade com outras valências, permitirá “prender” os visitantes, constituindo-se como uma fonte de negócio para artesãos e produtores sediados no território.

No sentido de aumentar a visitação e o tempo de permanência nos respetivos territórios, os municípios (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço, Montalegre e Terras de Bouro) que cobrem o único Parque Nacional têm vindo a intensificar o trabalho com vista à elaboração de um programa abrangente.

Quatro perguntas a Pedro Teixeira, coordenador da ARDAL

PT.JPG

A Porta do Mezio é um espaço de referência no turismo de natureza”

  1. Face ao aumento da visitação nos primeiros oito meses do ano em curso, qual a perspetiva global para 2016?

Perspetivamos, no final do ano, […] um aumento muito significativo da visitação na Porta do Mezio, pese embora a questão dos incêndios, que prejudicou o mês de agosto (o melhor mês do ano).

  1. Fora os visitantes portugueses, quais os três países estrangeiros com mais visitantes? Que dado mais significativo é que destaca em 2016 acerca da origem dos visitantes?

Verifica-se uma percentagem bastante significativa de visitantes portugueses. No que se refere a estrangeiros, França, Espanha e Alemanha são os países com mais visitantes até ao momento. Há um aumento muito significativo dos visitantes oriundos da vizinha Espanha, fruto da promoção e divulgação que temos feito nesse país, nomeadamente através da presença em feiras e ações pontuais em lojas e espaços dedicados ao turismo.

  1. Que conclusões tira destes indicadores estatísticos?

A ligação à natureza é um dos fatores mais importantes do turismo no concelho de Arcos de Valdevez, pelo que é importante existirem espaços que promovam esta potencialidade. A Porta do Mezio tem vindo a afirmar-se, a nível da região do PNPG, como um espaço de referência no que se refere ao turismo de natureza e às atividades associadas.

Este acréscimo na visitação à Porta do Mezio resulta da estratégia de promoção do equipamento como espaço de informação e divulgação do PNPG, mas também como espaço de lazer e convívio e como um local no qual acontecem um conjunto de eventos e atividades de natureza. Esta estratégia tem permitido que os nossos visitantes observem as belezas do PNPG e, acima de tudo, que usufruam dessas mesmas belezas, tornando, assim, a visita à Porta, área protegida, muito mais apelativa.

Assim, destes dados estatísticos, concluo que temos de continuar a trabalhar a promoção e divulgação da Porta do Mezio e do território do PNPG, bem como continuar a desenvolver projetos, eventos e atividades para uma maior atratividade do nosso espaço/território. Concluo, ainda, que o mercado espanhol continua a ter um enorme potencial de crescimento, pelo que temos de continuar a aposta na promoção e divulgação nesse país.

  1. O que é que os portugueses mais procuram na Porta do Mezio? E os estrangeiros?

Os visitantes, independentemente da nacionalidade, procuram a Porta do Mezio para obter informações sobre o território e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, assim como sobre animação turística, principalmente trilhos pedestres, equipamentos existentes na Porta do Mezio e eventos a realizar pela Porta. Relativamente aos visitantes portugueses, acresce, ainda, uma procura muito significativa para a realização de convívios familiares, de amigos e/ou associativos.

De referir que a piscina, entre 15 de junho e 15 de setembro, e o Parque Aventura são dois dos equipamentos mais procurados na Porta do Mezio.

 

Números da visitação

. 2015: 39 415 visitantes

. 2015 (até agosto): 31 488 visitantes

. 2016 (até agosto): 36 287 visitantes

IMG_6463.JPG

IMG_8687.JPG

IMG_8685.JPG

INFcodigo36.jpg

IMG_6780.JPG

porta-do-mezio_8040774.jpg

IMG_5990.JPG

IMG_8684.JPG

IMG_6395.JPG

Abertura.jpg

5.JPG

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 19:21



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930