Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Teresa Araújo, Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quarta-feira, 02.08.17

Escultura comemorativa do Foral de Soajo “só depois das eleições”

IMG_2219.JPG

É mais uma trapalhada, desta vez com a Câmara Municipal igualmente envolvida. Terminada a empreitada relativa à reorganização viária e funcional do acesso ao Largo do Eiró, está ainda por colocar, no largo fronteiro ao Restaurante Videira, a escultura comemorativa dos 500 anos do Foral de Soajo, facto histórico que se festejou em 2014.

Apesar do muito tempo decorrido, Manuel Gomes Capela disse ao blogue Soajo em Notícia que o monumento ainda não será erigido este verão no local a ele destinado, escudando-se numa decisão do edil João Manuel Esteves. “A escultura só será instalada depois das eleições autárquicas [1 de outubro], porque o presidente da Câmara Municipal receia que haja atos de vandalismo nesta altura de campanha eleitoral contra a peça que não é assim tão barata [cerca de 30 mil euros]”, frisa o presidente da Junta, numa explicação que, a ser verídica, fere a dignidade do bom povo soajeiro.

Para cabal esclarecimento dos leitores em geral e dos soajeiros em particular, Soajo em Notícia perguntou, por escrito, aos serviços técnicos do Município se a peça, à data do início deste mês de agosto, estava executada e quando é que a mesma seria instalada no local a ela destinada, mas nenhuma resposta nos foi concedida até à hora de publicação deste post.

No meio desta "embrulhada", o blogue sabe que o prémio relativo ao concurso (publicitado no portal camarário e em vários órgãos de comunicação social) ainda não foi entregue ao vencedor Fernando Cerqueira.

Características da escultura

Da peça, em bronze, com cerca de três metros de altura, que assentará numa base de pedra, sobressairá uma espécie de minipiscina circular, em jeito de recuperador de água. O monumento é descrito pelo artista Fernando Cerqueira como sendo “bastante luminoso”.

***

Post Scriptum - Entretanto, já depois de publicado o artigo acima, apurámos junto de fonte do Município que “a escultura não começou ainda a ser fundida”, devendo este trabalho ocorrer só pelo próximo outono.

IMG_2224.JPG

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 17:15


1 comentário

De José Emílio Almeida a 03.08.2017 às 21:52

Muitos parabéns pela ideia e principalmente por a terem posto em prática. Quantas ideias lindas e úteis ainda não viram a luz do dia.
Apesar de ter alguns amigos no Soajo, terra que não sendo a minha, ficou no meu coração bem como os seus naturais, com este vosso trabalho estarei actualizado.
Obrigado a todos os que participam, e um abraço

Comentar post



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2017

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031