Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quinta-feira, 30.06.16

Exposição de sabujos com prémios para os melhores exemplares

sabujo.JPG

Vai ser promovida em Soajo uma exposição pública de cães sabujos (de Soajo). A atividade, iniciativa do conhecido investigador e criador Jorge Lage, vai contemplar um concurso, com prémios para “os melhores exemplares da antiquíssima raça do solar de Soajo”.

Para o promotor, a eira comunitária, com o seu monumental conjunto de espigueiros, perfila-se como o “local privilegiado para exaltar e divulgar a raça canina que muito ajudou a suavizar a vida dos antigos soajeiros.”

Segundo adianta Jorge Lage, “a exposição dos sabujos de Soajo será precedida da oferta de um exemplar ao senhor presidente da República, se este nos der o prazer de aceitar.” Ao edil João Manuel Esteves, assim como a outras individualidades, também será oferecido um cachorro. A propósito, nasceram, no passado mês de maio, 24 “sabujinhos”, paridos por duas cadelas de dois criadores de Soajo.

O evento realizar-se-á, ao que tudo indica, no próximo dia 15 de agosto, “apogeu das festas anuais da vila de Soajo.”

O programa será divulgado em breve.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:33


1 comentário

De Serra Lopes a 30.07.2016 às 17:19

Passei hoje, 30/07/2016, pelo largo da feira em Soajo e assisti à descarga de dois enormes cães de pedra destinados a uma estátua ao "cão da serra de Soajo". Fiquei chocado!! Não conheço em Portugal qualquer estátua em honra do cão da Serra da Estrela, do rafeiro alentejano, do cão de água português ou de qualquer outra raça nacional reconhecida oficialmente em Portugal e no Mundo. Não existe a raça de "cão da serra de Soajo" e a serra de Soajo não é a "mais alta de Portugal". Escrever estas frases em estátuas é muito grave e só desprestigia quem as escreve, quem as deixa erguer e a própria população de Soajo que anda muito mal informada. Quem autorizou mais este atentado ao bom nome dos soajeiros? E este blog devia primeiro informar-se para não desinformar os leitores que a ele têm acesso. Assim, se consultassem um qualquer dicionário da língua portuguesa, ficariam a saber que um sabujo é um cão de caça, se consultassem um dicionário de cinologia ficariam a saber que existem muitas raças de sabujos europeus registadas na Fédération Gynologique Internationale (FCI) e nenhuma é portuguesa mas uma é espanhola. E se fossem consultar o site do sabujo espanhol ficariam a saber que a primeira descrição do sabujo peninsular surge no "Livro de Montaria de Afonso XI" rei de Castela e escrito nos finais do século XIV, ou seja, muito antes da atribuição do foral do Soajo. E se lessem os artigos de Américo Rodrigues publicados no Jornal de Notícias dos Arcos ficariam a saber que existem muitos documentos históricos anteriores ao do foral de Soajo que citam sabujos em várias localidades no norte da peninsula Ibérica, nomeadamente um onde refere "o caso paradigmático do mosteiro de Santo André de Gondomar que, em tributo da carta de couto outorgada por D. Afonso Henriques (1140-1185), se obrigou a dar-lhe sabujos – repare-se que este tributo é três séculos e meio mais velho que o do Soajo."
Diga-se ainda em abono da verdade que Jorge Lage não é, nem nunca foi, um criador de cães registado em Portugal, pelo que não está autorizado a organizar concursos de canídeos onde os membros do pretenso júri nem sequer sabem qual o estalão, as características, dos rafeiros presentes. De certeza que não são cães de caça; Jorge Lage vai mais uma vez satisfazer o seu alter ego e vocês vão aplaudir.
Para terminar informo que a raça portuguesa "Cão de Castro Laboreiro" está registada no FCI no grupo 2 (cães de guarda) e os sabujos estão no grupo 6 (cães de caça) ou seja um cão de Castro Laboreiro não é um sabujo. Conhecem algum caçador que vá à caça com um "cão da serra de Soajo"??
Sei que não vão publicar este longo comentário mas pelo menos fico com a consciência tranquila e ciente que fiz o meu dever: informei.
Vou divulgar este comentário e anexar as 20 páginas do artigo de Américo Rodrigues por todos os soajeiros com mail conhecido.

Serra Lopes

Soajo, 30 de Julho de 2016

Comentar post



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2016

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930