Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quinta-feira, 09.03.17

Hotel do Mezio com apoio FEDER de 1,6 milhões de euros para “requalificar e alargar” empreendimento

61225774.jpg

A Sleepgreen – Turismo de Natureza, Lda., que detém a Casa do Mezio Aromatic & Nature (Hotel do Mezio), vai beneficiar de um apoio de 1 630 342,61 euros (sensivelmente, 1,6 milhões de euros), com vista à requalificação e ampliação da unidade sediada em Vilar de Suente. Aquele fundo aprovado diz respeito a um investimento elegível de 2 329 060,89 euros (ou seja, cerca de 2,3 milhões de euros).

A candidatura do referido beneficiário ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), consta das operações aprovadas, segundo anúncio da Autoridade de Gestão do Norte 2020, sendo, no caso, um dos nove projetos de Arcos de Valdevez com incentivos deste programa.

Estas ajudas não seriam propriamente notícia se a atividade da unidade hoteleira não estivesse na mira de Baldios, SEPNA e residentes. Na ótica do Conselho Diretivo dos Baldios, a entidade que se tem feito ouvir mais, “o hotel tem vários quês e enquanto eles não respeitarem a lei e não cumprirem com todas as obrigações [proteção do ambiente e pagamento da renda contratualizada, por exemplo] não vão construir mais nada [requalificação e ampliação da unidade]”, disse Cristina Martinho, em sede de Assembleia de Baldios.

A seguir, são resumidas as principais irregularidades que impendem sobre o Hotel do Mezio, as quais, acrescenta o Conselho Diretivo dos Baldios, deviam decretar o seu encerramento/não funcionamento.

 

  1. A Casa do Mezio Aromatic & Nature Hotel está a funcionar, desde 2015, sem o obrigatório sistema de águas residuais. O anúncio foi feito publicamente na Assembleia de Compartes dos Baldios da Freguesia de Soajo no dia 19 de dezembro do ano findo.

Segundo o Conselho Diretivo dos Baldios, é o próprio diretor da unidade a assumir que “o Hotel precisa de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR)”, sendo que “o custo desta infraestrutura está orçado em 80 mil euros”. Mas, com a projetada expansão do Hotel, o investimento na ETAR pode chegar a “150/160 mil euros”.

 

  1. O Hotel do Mezio diz estar “em perfeita comunhão com a natureza pura e simples”, mas, paradoxalmente, desde que entrou em funcionamento, a unidade tem procedido ao despejo de águas residuais em direção à encosta contígua (Vilar de Suente).

Prova disso é que o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), do Destacamento Territorial de Arcos de Valdevez, em visita ao local, no ano transato, confirmou a veracidade das queixas apresentadas na Assembleia de Freguesia de Soajo de 16 de abril de 2016, as quais tiveram ampla repercussão na comunicação social.

Segundo fonte oficial do SEPNA, “das averiguações efetuadas, foi possível verificar a rejeição de águas residuais, equiparadas a domésticas, para o meio ambiente”, onde até existe uma nascente.

Em conformidade com as competências de que está investido, o NPA/GNR elaborou, na altura, auto de notícia por contraordenação, devido à “falta de licença de utilização de recursos hídricos”, remetendo o assunto para a Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Norte, para instrução do processo contraordenacional.

19469722_FTfI9.jpeg

Deste modo, conclui-se que, apesar de estar em flagrante incumprimento, o Hotel do Mezio viu, ainda assim, aprovada uma importante fonte de financiamento proveniente de fundos comunitários, que, note-se, também são comparticipados por nacionais.

Nota: A foto que encima a notícia foi extraída do portal da Casa do Mezio Aromatic & Nature (Hotel do Mezio).

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:23



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031