Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 14.06.16

I Feira da Porta do Mezio a 18 e 19 de junho

cartaz porta mezio.jpg

Realiza-se, no fim de semana de 18 e 19 de junho, a I Feira da Porta do Mezio, que tem na Junta de Freguesia de Soajo uma das entidades coorganizadoras. A cerimónia de inauguração oficial, que será presidida por Célia Ramos, secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, decorre no sábado, 18, por volta das 17.00.

A Porta do Mezio recebe, a partir de sábado (11.00), uma organização que promete, durante dois dias, aliar o negócio à vertente lúdico-pedagógica. Nos cerca de oitenta expositores, segundo adianta o vereador Olegário Gonçalves, estarão representados diversos setores: agropecuária, gastronomia, artesanato, caça e pesca, plantas, máquinas agrícolas e turismo de natureza. Os produtos endógenos, do vinho aos doces, do mel aos licores, do fumeiro aos petiscos tradicionais, como de costume, serão um bom motivo de visita ao “coração” do único Parque Nacional.  

Além do concurso de gado, com generosos prémios para distribuir, a diversificada programação inclui seminários educativos sobre apoios ao investimento na agricultura, demonstração de garranos, apanha do poldro, mostras gastronómicas e provas de vinhos. A quinta pedagógica, com contornos amplificados em relação a eventos anteriores, é uma atração suplementar.

No decurso da feira, realizar-se-á o festival de atividades de natureza, prevendo eventos como trilhos, visitas guiadas, arborismo/slide/escalada/rappel, passeios todo-o-terreno (jipe) e a cavalo, tiro ao alvo, observação de aves em meio natural e demonstrações de pesca (isco artificial e pluma).

De resto, a animação estará a cargo do Festival Folk Caravan, dos ranchos folclóricos e das rusgas populares. De referir que a TVI transmite, domingo, 19, o programa “Somos Portugal” diretamente da Porta do Mezio.

Como sempre acontece em eventos direcionados para a economia local, Soajo, aliando tradição à inovação, estará representado no recinto com vários produtores/empreendedores.

O certame emparceira a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez, a ARDAL-Porta do Mezio e as juntas de Soajo e Cabana Maior. O Município arcuense aprovou apoios de 17 180 euros e de 26 955 euros a favor da Cooperativa e da ARDAL, respetivamente, para financiamento da organização.

Programa I Feira Mezio.jpg

I Feira Mezio_Atividades.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:36



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2016

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930