Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Teresa Araújo, Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quinta-feira, 18.08.16

Incêndios: candidaturas aos apoios a partir de 15 de setembro

IMG_9617.JPG

Em visitas efetuadas a Soajo, quer por uma delegação do Governo, no passado dia 15 de agosto, quer por uma Comissão de Agricultura, esta quinta-feira, ficou claro que, no seguimento dos incêndios, é premente criar medidas compensatórias para apoiar os lesados.

Na resposta a denúncias apresentadas por autarcas, criadores de gado, agricultores, exploradores florestais, compartes e dirigentes de conselhos diretivos, do Alto Minho e doutras regiões do país, o Governo já deu a conhecer um plano de intervenção para reparar os prejuízos que vierem a ser apurados.

Deste modo, as candidaturas aos apoios abrem a partir de 15 de setembro, devendo os lesados (agricultores, produtores pecuários e exploradores florestais) ser ressarcidos em 80% da despesa não coberta pelos seguros. Os produtores/exploradores sem seguro terão um apoio equivalente a 50% das despesas efetuadas.

As linhas de financiamento estão prometidas, mas, se a situação não for resolvida segundo o calendário previsto, os produtores ficarão sem forragens para alimentar o gado (bovino, ovino e caprino).

A situação mais urgente prende-se, por isso, com a aquisição de feno para o gado que ficou sem pasto, mas os animais selvagens (corços, javalis…) afetados pelos incêndios também são uma forte preocupação, existindo o risco de estes descerem aos povoados.

De resto, já se sabe que a serra queimada, devido ao enfraquecimento (fragilização) do solo, reclama uma rápida intervenção das entidades responsáveis. De acordo com os peritos, a sementeira de cereais (aveia, por exemplo) é o melhor antídoto para evitar o processo de deslocamento de terra e rochas com as chuvas de inverno, gerando, ao mesmo tempo, condições para a regeneração do monte.

Só assim haverá, dizem os técnicos, alimento para os animais no próximo ano.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 19:08



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031