Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Segunda-feira, 18.04.16

“Junta de Freguesia de Soajo vai ter de pôr em tribunal a Junta de Cabana Maior”

IMG_0809.JPG

Está à vista uma batalha judicial por causa das fronteiras. “A Junta de Freguesia de Soajo vai ter de pôr em tribunal a Junta de Cabana Maior para fazer a divisão da freguesia, que não se faz de outra maneira, sem ser no Tribunal, pois há documentação de um lado e de outro. O que o Tribunal decidir é o que se vai fazer”, atalhou Manuel Gomes Capela, presidente da Junta de Soajo, na Assembleia de Freguesia, de 16 de abril.

Mas a deputada Sandra Barreira voltou a atacar a inércia da autarquia sobre a “disputa” com Cabana Maior. “Mais do que falar, temos de agir, logo, isto não se resolve conversando com o Município ou promovendo uma reunião com o senhor Joaquim Campos, até porque, se é para acordar mais metros para aqui ou mais metros para acolá, em cinco minutos, ele dá a volta ao presidente da Junta de Freguesia de Soajo, e ainda avança para Reigada.”

Na origem do renovado mal-estar estão a Porta do Mezio e o anunciado Parque Biológico, associados a Cabana Maior. Sandra Barreira, que suscitou a questão, recorda que “a Porta do Mezio tem morada fiscal em Cabana Maior,” salientando que, “se nós temos ali alguma coisa, devemos buscar e usar aquilo que é nosso.”

IMG_0781.JPG

Em relação ao Parque Biológico, que aparece associado à Porta do Mezio, no âmbito de um projeto de candidatura ao “Programa 2020”, a jovem deputada constatou que “Cabana Maior já tem aprovada, em sede de Assembleia dos Compartes dos Baldios [da Freguesia de Cabana Maior], a cedência de 11 hectares para a construção desse mesmo parque.”

E, contra a resignação, perguntou: “Onde é que está Soajo nesta altura do campeonato?”, antes de dar a resposta. “Parece que Soajo está ligado às máquinas, não reivindica nada, não faz nada e não quer candidatar-se a nada. E assim vamos ficando sem Porta, sem Parque Biológico daqui a uns tempos... Resta-nos um Hotel que nem sequer a renda paga, e cujo valor acordado foi um muito mau negócio”, atirou.

Por isso a deputada Sandra Barreira conclui que, “lá fora, somos todos os maiores, os 'bravos da serra', mas estamos a deixar que Cabana Maior, que não era nada, faça coisas muito mais importantes do que nós, tudo porque temos um presidente da Junta que se comporta como um funcionário da Câmara.”

Fortemente visado, o autarca Manuel Gomes Capela defendeu-se: “Estou aqui para servir a freguesia, não para me servir a mim.”

Entretanto, o presidente da Junta de Freguesia de Cabana Maior, em declarações ao blogue Soajo em Notícia, reage diplomaticamente à batalha judicial prometida pelo homólogo de Soajo.

“É uma boa ideia, faz todo o sentido recorrer aos tribunais para ver a quem pertence o terreno que está em causa, e para isso é importante juntar os idosos das freguesias de Soajo e Cabana Maior, que são quem sabe, para delimitar as fronteiras”, frisa, “sem ironia”, Joaquim Campos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 19:01


1 comentário

De konnie Sarmento a 19.04.2016 às 23:22

Muito bem dito! E, de forma diplomática se dá uma resposta com valor! Bem haja, Senhor presidente de Cabana Maior. Estamos consigo, sempre!

Comentar post



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930