Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Domingo, 15.05.16

Lista C impugna eleições dos Baldios

IMG_2654.JPG

A lista C avança, esta segunda-feira, 16 de maio, com uma providência cautelar para impugnar as eleições da Comissão de Baldios de Soajo, eleições que se realizaram no passado dia 7 de maio. Em causa estão alegadas irregularidades detetadas durante o escrutínio e outras “situações” que, tendo sido “suscitadas antes das eleições”, “não obtiveram resposta consequente.” António Cerqueira, na qualidade de porta-voz do grupo proponente, compromete-se a pagar as custas do tribunal sem onerar os Baldios da Freguesia de Soajo.

A contestação da lista C tem por base a existência de “graves falhas de organização e de fiscalização”, que determinaram uma “grande discrepância em relação aos boletins apurados nos três órgãos”, situação que, no entendimento de António Cerqueira, podia ter sido evitada “caso as eleições tivessem sido realizadas noutro espaço (instalações da Escola Primária)” e também “se o horário tivesse sido mais prolongado, como foi por nós solicitado”, diz Cerqueira, que critica, ainda, o não sorteio para identificação das listas concorrentes.

Mas Cristina Martinho, confrontada com a iminente medida cautelar, não se mostra incomodada. “Se acham que os compartes não agiram bem, segundo os resultados apurados nestas eleições, então, que façam o que entenderem, mas todos tiveram as mesmas chances”, lembra Cristina Martinho, que recorre a disposições legais e a razões de logística para explicar a metodologia adotada.

“Ninguém imaginava que viessem [votar] mais de quatrocentos compartes e, como esta foi uma eleição dos baldios (e não um ato autárquico), tivemos de reunir a Assembleia no local do costume, pois não existe em Soajo nenhuma sala com capacidade para albergar tanta gente, sendo que o espaço do Centro Social e Paroquial é cedido sem custos aos Baldios”, sustenta a presidente do Conselho Diretivo, que acabou reconduzida nas eleições de 7 de maio.

E, no mesmo tom, Cristina Martinho defende a legitimidade dos resultados, desvalorizando a diferença dos boletins apurados. “Que culpa tivemos nós que alguns compartes tivessem depositado na urna menos boletins do que aqueles que foram entregues?”, pergunta.

Entretanto, os órgãos sufragados nas eleições no passado dia 7 de maio tomam posse esta segunda-feira, 16 de maio (19.00), já que da apresentação da providência cautelar não resultam efeitos suspensivos.

Caso a lista C venha a obter provimento nesta luta judicial, podem ser convocadas novas eleições no espaço de um mês.

IMG_2655.JPG

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:56



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031