Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Teresa Araújo, Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Sexta-feira, 24.02.17

Loja Interativa de Turismo tem escasso material informativo sobre Soajo

IMG_9243.JPG

A Loja Interativa de Turismo (LIT) de Soajo, a despeito de estar apetrechada com um conjunto de equipamentos multimédia (de última geração), praticamente não dispõe de materiais informativos específicos sobre o território de Soajo, afinal de contas, a razão por que turistas e visitantes vêm ao “coração” do único Parque Nacional.

IMG_9153.JPG

Os instrumentos interativos, é certo, estão lá. No exterior da LIT, encontra-se o tomi interativo (ecrã de projeção temática) e, no interior do Posto, há, por exemplo, uma mesa interativa multi-touch. Mas escasseiam os materiais informativos em suporte papel sobre Soajo. À parte, a “carta” contendo os espaços da Terra para comer e dormir e um mapa da vila de Soajo, mais nenhum instrumento informativo é disponibilizado, ficando o turista e visitante sem referências para descobrir o património (natural e construído), os trilhos, a biodiversidade, os produtos endógenos, a História, a cultura e a etnografia de Soajo.

IMG_9251.JPG

Em contrapartida, sobram panfletos/folhetos sobre a vila de Arcos de Valdevez, Paço de Giela, atividade cultural da Casa das Artes e, até, um prospeto sobre a Ecovia de Jolda S. Paio/Sistelo. Mas nada existe acerca do que pode ser visto e contemplado, por perto, nas freguesias vizinhas da Gavieira (santuário de Nossa Senhora da Peneda…) e Ermelo (ecovia, mosteiro…), que podiam ser outros polos de visitação, além de terem ligações históricas a Soajo.

IMG_9247.JPG

De resto, há, também, uma gritante falta de recursos humanos. Em tempos, foi prometido, pelo presidente da Junta de Freguesia de Soajo, o recrutamento de um(a) funcionário(a) para trabalhar em exclusividade na Loja Interativa, mas, no seguimento do contrato interadministrativo de delegação de competências (cláusula quinta), ficou postulado que a Junta ficaria obrigada a “utilizar recursos humanos próprios afetos ao funcionamento da sede da [referida] Junta”, o que tem vindo a acontecer.

Mas Manuel Gomes Capela sempre se comprometeu a dotar o Posto de Turismo de meios humanos próprios. “A Junta de Freguesia tem imenso trabalho todos os dias, pelo que não podemos afetar a nossa funcionária ao Posto de Turismo, pois, nesse caso, alguma coisa tinha de ficar mal, ou o Posto do Turismo ou o serviço da Junta, e nós não queremos isso”, disse, em 2016, o presidente da Junta a este blogue.

No entanto, é sob estas condições que a LIT está a funcionar no horário de expediente da autarquia soajeira (dias úteis).

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 19:43



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728