Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Domingo, 29.10.17

Nova Junta de Soajo com tesoureiro do MSI e secretário da CDU

IMG_4157.JPG

No seguimento da situação de impasse que se criou na Assembleia de 24 de outubro, sessão na qual foram rejeitadas todas as listas apresentadas para a eleição dos vogais do executivo, o presidente da Junta de Freguesia de Soajo, na Assembleia deste sábado, 28 de outubro, submeteu a votação uma proposta diferente para que se obtivesse uma solução convergente com a Assembleia de Freguesia.

Com efeito, desta reunião o que resultou foi que a única lista apresentada a votação por Manuel Barreira da Costa (PSD), contendo os nomes de Fernando Gomes (MSI) e Sandra Barreira (CDU), para vogais de Junta, foi aprovada por maioria, com seis votos a favor e três contra, viabilizando a formação da nova Junta (para novo mandato autárquico).

Ou seja, do recém-empossado executivo, sem que haja qualquer irregularidade nisso, não faz parte Cristina Martinho, pois, sob indicação de Manuel Barreira da Costa, a cabeça-de-lista do MSI às autárquicas acabou preterida nesta eleição, em favor do número dois, Fernando Gomes.

Independentemente das desinteligências pessoais que levaram à proscrição de Cristina Martinho, certo é que a constituição da nova Junta, ao englobar um executivo tripartido, segundo o sufrágio secreto realizado na Assembleia de 28 de outubro, reflete o equilíbrio de forças resultante das eleições do passado dia 1 de outubro.

Já a Mesa da Assembleia, aprovada (por unanimidade) pelos eleitos do órgão deliberativo, ficou constituída por António Enes Domingues (presidente, CDU), Luísa Gomes (1.º secretário, PSD) e António Cerqueira (2.º secretário, PSD).

 

O que aconteceria, caso o impasse tivesse continuado?

Se o impasse tivesse persistido, e até que se completasse o executivo dentro das possibilidades que a lei prevê, o exercício de funções na Junta de Freguesia de Soajo apenas podia (continuar a) ser assumido pelo presidente do executivo, na qualidade de cidadão mais bem posicionado na lista – do PSD – que venceu as eleições autárquicas.

Nesta eventualidade, Manuel Barreira da Costa estaria limitado ao exercício de poderes de gestão, isto é, ficaria cingido à prática de atos correntes e inadiáveis.

 ***

Composição da nova Junta de Freguesia de Soajo

. Presidente: Manuel Barreira da Costa (PSD)

. Tesoureiro: Fernando Gomes (MSI)

. Secretário: Sandra Barreira (CDU)

IMG_4151.JPG

IMG_4153.JPG

IMG_4152.JPG

 ***

Composição da nova Assembleia de Freguesia de Soajo

. António Enes Domingues (presidente, CDU)

. Luísa Gomes (1.º secretário, PSD)

. António Cerqueira (2.º secretário, PSD)

. António Alves (PSD)

. João Fernandes Morgado (PSD), em substituição de Jacqueline Fidalgo, que renunciou ao mandato para a qual foi eleita nas eleições de 1 de outubro

. Cristina Martinho (MSI)

. António Brasileiro (MSI)

. Vítor Covelo (MSI), em substituição de Maria Tibeiro Branco, que renunciou ao mandato para a qual foi eleita nas eleições autárquicas

. Rosalina Araújo (CDU)

***

O que disseram os eleitos

Manuel Barreira da Costa (PSD): “Vamos trabalhar com quem podemos”

IMG_4141.JPG

“Quero agradecer aos meus colegas [do PSD] que estiveram comigo nesta eleição. Ganhámos, mas não ganhámos com maioria absoluta, e o caso [composição dos órgãos] está aqui. Não vamos trabalhar com quem queremos, mas, sim, com quem podemos”.

“Espero, da parte dos vogais da Junta, um bom trabalho, terão um presidente colaborativo, espero a mesma colaboração deles, a pensar no progresso da nossa Terra. Estamos, aqui, para isso, todos nos candidatámos para o bem de Soajo e é para isso que vamos trabalhar”.

“Não tenho dúvidas de que vou ter a colaboração dos dois vogais da Junta [secretário e tesoureiro] e os soajeiros podem contar connosco e nós contamos com os soajeiros”.

“Estou contente por ter dois jovens comigo… Tenho de guardar o osso, dizem que ‘estou agarrado ao osso’, por isso, tenho de o guardar. Mas eu estou aqui, porque ninguém, do nosso lado, quis estar aqui. Caso contrário, não estaria aqui”.

“Mas, já que estou aqui, […] vou fazer o melhor, sempre o melhor, para a freguesia de Soajo”.

 ***

António Enes Domingues (CDU): “Irei fazer cumprir o regimento”

IMG_4142.JPG

“Quero agradecer a confiança desta Assembleia na minha presidência e nos secretários. Devo dizer que irei fazer cumprir o regimento que for aprovado nesta Assembleia, independentemente de quem estiver a falar. Cada um falará na sua vez, cumprindo o regimento”.

“Quero desejar à Junta de Freguesia um bom trabalho. Não vou pedir palmas, porque as palmas só no fim, pois, no início toda a gente bate palmas”.

“[…] O povo de Soajo, numa Assembleia de instalação, não tem voz, mas na próxima terá direito a intervir. Para esse efeito, haverá um período em que o público pode intervir dentro das normas”.

***

António Cerqueira (PSD): “Estou contente com a Junta que se formou”

IMG_4149.JPG

“Estou contente com a Junta que se formou e com as pessoas que vão liderar os destinos de Soajo. Como sempre disse, não estou num lugar relevante, mas estou aqui para ajudar no que for preciso”.

“Conto com os soajeiros e gostava que, no futuro, as assembleias decorressem como as duas que aconteceram nos dias 24 e 28 de outubro”.

***   ***   ***

IMG_4115.JPG

IMG_4085.JPG

IMG_4110.JPG

IMG_4096.JPG

IMG_4086.JPG

IMG_4071.JPG

IMG_4070.JPG

IMG_4068.JPG

IMG_4111.JPG

IMG_4106.JPG

IMG_4104.JPG

IMG_4103.JPG

IMG_4126.JPG

IMG_4125.JPG

IMG_4123.JPG

IMG_4147.JPG

IMG_4154.JPG

IMG_4163.JPG

IMG_4162.JPG

IMG_4160.JPG

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 13:28


2 comentários

De Soajo em Noticiário a 30.10.2017 às 14:14

EMBORA “ACORRENTADO” SOAJO IRÁ CONTINUAR A PERDER
Começarei por dizer que estando na Junta pessoas das outras duas forças políticas, presumivelmente, não deixarão que o presidente de Junta use e abuse de poderes arrogantes, de prerrogativas que não tem, e tente novamente “fazer das dele”!
A corajosa Cristina Martinho, com a sua garra insubmissa continuaria a incomodar e a vigiar activamente no executivo quem lesou gravemente Soajo em mandatos anteriores e, por isso, não viu o seu nome proposto para vogal da Junta!
Se o fosse é que seria surpreendente!
MELHOR ATESTADO DE HONRA NÃO SERIA PASSADO A CRISTINA MARTINHO, PELO SEU COMPORTAMENTO EXEMPLAR!
SÓ NÃO FOI BEM SUCEDIDA A ACÇÃO QUE EMPREENDEU, POR ALGUÉM SE TER POSTO, DEPOIS, “A JEITO”, COM MEDO DE TAMBÉM “ENTRAR”! PORÉM, MUITA GENTE SENTIU QUE CRISTINA MARTINHO, NESTE ASSUNTO, FOI DIGNA, HONESTA E DESTEMIDA!
Quem estava também “trilhado”, mas que falara de comportamentos, atitudes e “servicinhos facturados”, é que mudou o seu cérebro, e saiu da Junta, ainda muito mais desmascarado!
Nas declarações feitas no fim da sessão, o presidente de Junta começou com A ENORME MENTIRA DE DIZER QUE ACEITOU O CARGO, PORQUE NINGUÉM O QUIS DO LADO DO PSD! Não referiu que muito trabalhou, não para querer o “osso” porque já o tinha, mas sobretudo para conseguir a “CARNE FINANCEIRA”!
Apenas alguns jovens bem apetrechados, culturalmente, é que foram contactados e não aceitaram!
NÃO FOI POR FICAR, MUITO “AMIGUINHO” DO PSD, JÁ EM IDADE AVANÇADA!
QUANDO RASGOU AS CORES DOS OUTROS PARTIDOS QUE SERVIU E QUE MAIS SE HARMONIZAVAM COM SUA CONDIÇÃO SOCIAL E FINANCEIRA FOI PARA SE SERVIR, E NÃO PARA SERVIR SOAJO!
Nem mesmo AGORA, O FAZ PARA SERVIR, SOAJO, apesar dos seus 75 anos de idade, e em circunstâncias de se ver e sentir vigiado!
Do seu nível cultural e capacidade sabe muito bem que até o seu “amiguinho” António Cerqueira abraçaria o cargo na presença de uma banda de música se lhe entregasse «a carne» e, ficasse apenas com o osso!
O presidente que cessou se tivesse feito “bluf” dizendo que também concorria por um grupo independente talvez que conseguisse a mesma aceitação do PSD concelhio!
Só ingénuos é que poderão acreditar nos fingimentos matreiros e enganadores de DIZER QUE NÃO HAVIA QUEM CONCORRESSE a presidente de junta pelo PSD! Enfim, CONVICTO SALVADOR DO PSD!
Depois de ter feito as miseráveis proezas que são conhecidas por muitos, ainda quis MENTIR para disfarçar debilidades e “limpar a cara”!
PRETENDERIA QUE AINDA mais Soajeiros caíssem na esparrela, VOTANDO NO PSD, para mais LHE PERMITIREM “governanços”, SEM ADEQUADOS VIGILANTES NA JUNTA!

Continuará no blogue: soajoemnoticiario.blogs.sapo.pt

De Anónimo a 30.10.2017 às 14:27

VER COMENTÁRIO EM:

soajoemnoticiario.blogs.sapo.pt

Comentar post



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031