Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Teresa Araújo, Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 18.07.17

Novidades e programa completo da Feira das Artes e Ofícios Tradicionais

tftyft.jpeg

Soajo recebe, de 21 a 23 de julho, a 18.ª Feira das Artes e Ofícios Tradicionais (FAOT), cuja cerimónia oficial de abertura, a realizar esta sexta-feira (pelas 18.00), será presidida por Melchior Moreira, do Turismo do Porto e Norte de Portugal. A organização vai aliar os petiscos à cultura (de raiz popular), os saberes às recriações e as tradições à animação, mas as tasquinhas (isentas de taxas este ano) continuam a ser a primeira razão de ser da feira.

A principal alteração desta edição “prende-se com o maior envolvimento das instituições de Soajo”, diz Pedro Teixeira, coordenador da ARDAL-Porta do Mezio. O objetivo é descentralizar a feira e diversificar os pontos de interesse para adicionar valor ao evento.

A pensar num formato mais dinâmico e menos conformista, vai ser promovida, por iniciativa do Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo, a prometedora exposição “Soajo, o Tempo e a História”, que estará patente nas instalações da antiga escola pré-primária de sexta (21 de julho) a domingo (23). Por conta dos Baldios de Soajo, fica a recriação da junta de bois, enquanto o Rancho de Vilarinho das Quartas tomará em mãos a organização do Festival Folclórico de domingo à tarde. Também a Junta de Freguesia, o Centro Social e Paroquial e a Casa do Povo, de uma forma ou de outra, são parceiros desta 18.ª FAOT.

Fora esta “sociedade” alargada – que, na verdade, já foi experimentada nalgumas edições –, o figurino é o mesmo de sempre. A sala de visitas (Largo do Eiró) de Soajo equiparar-se-á a uma pequena “praça de alimentação” para degustação dos sabores típicos da Terra, os quais também podem ser experimentados nos restaurantes da vila soajeira. E nos stands montados no recinto estarão muito bem representados quer o artesanato quer os produtos locais por excelência, nomeadamente o mel, a broa, o pão-de-ló, as compotas, os licores, os chás, as ervas aromáticas…

Mas a FAOT que se avizinha, com o intuito de alargar o tempo de permanência do público visitante, tem muito mais para oferecer. A pensar nos petizes, haverá um espaço de lazer e recreio no largo fronteiro ao Centro Social e Paroquial (os artesãos serão todos deslocados para as proximidades do Restaurante Videira). Já a componente de animação sénior estará repartida pelos três dias. Cláudia Martins & Minhotos Marotos (sexta à noite), as rusgas (sábado à noite), o folclore (domingo à tarde) e os cantares ao desafio (domingo à noite) são os pontos altos do entretenimento. A estreia do grupo itinerante – Bandinha da Alegria (de Alcobaça) – também promete animar a tarde de sábado.

Do resto da programação, é justo realçar, de igual modo, a apresentação do livro Cartas de Amigo e Malviver, do soajeiro Manuel Rodas (de Paradela), que está agendada para a tarde de sábado (16.00), na Casa do Povo. Noutro plano, e numa simbiose perfeita entre natureza, cultura e prática de exercício físico, quem quiser andar a pé, e em grupo, pode atravessar os trilhos com recantos cheios história e/ou participar em visitas guiadas à vila de Soajo. As atividades ao ar livre estão disseminadas pelo fim de semana.

Em síntese, apesar de os concursos de mel, broa e vinho continuarem suprimidos nesta edição (pouco concorridos enquanto existiram devido aos prémios pouco apelativos quando comparados com os lucrativos concursos de gado que proliferam pelo concelho), o programa, ainda assim, contém “ingredientes” suficientes para fazer crescer a escala de valor da Feira e, com isso, gerar bom rendimento entre os “negociantes”.

ewd.jpg

 

Programa completo da FAOT

Sexta-feira, 21 de julho

. 17.00 – Abertura da FAOT e venda de produtos locais e tasquinhas

. 18.00 – Cerimónia inaugural presidida pelo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (Melchior Moreira)
. 18.15 – Arruada do grupo de bombos Bate N’Avó – Zés Pereiras

. 19.00 – Exposição “Soajo, o Tempo e a História”

. 20.00 – Jornadas gastronómicas: restaurantes e tasquinhas

. 22.00 – Cláudia Martins & Minhotos Marotos

***

Sábado, 22 de julho

. 9.00 – Trilho Caminhos do Pão e da Fé 
. 11.00 – Abertura da FAOT e venda de produtos locais e tasquinhas

. 11.30 – Arruada do Grupo de Bombos “Os Dragões de S. Jorge”

. 12.00 – Jornadas gastronómicas, restaurantes e tasquinhas

. 14.30 – Arruada do Grupo de Bombos “Betânia do Vez”

. 15.00 – Bandinha da Alegria

. 16.00 – Apresentação do livro Cartas de Amigo e Malviver (Manuel Rodas) 

. 17h30 – Visita guiada e interpretada a Soajo 
. 20.00 – Jornadas gastronómicas: restaurantes e tasquinhas

. 21.30 – Encontro de rusgas populares

. 23.59 Festa no Eiró (DJ) 

***

Domingo, 23 de julho

. 9.00 – Trilho dos Espigueiros
. 11.00 – Abertura da FAOT e venda de produtos locais e tasquinhas

. 11.30 – Arruada do grupo de bombos “Os Bravos de S. Vicente”

. 12.00 – Jornadas gastronómicas: restaurantes e tasquinhas

. 16.30 – Visita guiada e interpretada a Soajo

. 17.00 – Festival Folclórico do Eiró

. 20.00 – Jornadas gastronómicas: restaurantes e tasquinhas

. 21.30 – Cantares ao desafio

IMG_0658.JPG

IMG_0878.JPG

IMG_0894.JPG

IMG_0907.JPG

IMG_8807.JPG

 Fotos (exceto cartaz): arquivo

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:14



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031