Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Teresa Araújo, Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quinta-feira, 27.04.17

Oficina dedicada aos fornos solares promete ciência ao vivo

dd.JPG

Em mais uma organização de Soajo em Movimento ConVida, a Tasquinha da Capela recebe, este sábado (29 de abril, pelas 10.30), uma “aula” teórico-prática sobre fornos solares.

“Venham aprender a construir dois fornos ecológicos que são alternativas simples, eficazes, baratas e sustentáveis de cozinhar, utilizando apenas a energia do sol (forno solar) ou lenha miúda [rocket stove, que é uma espécie de reinvenção do fogão a lenha tradicional]”, lê-se na nota promocional da organização.

Soajo em Movimento ConVida exorta os interessados a levarem comida para um piquenique ambulante.

Forno solar foi inventado por padre-cientista arcuense

O tema desta oficina propicia uma abordagem aos ensinamentos inspiradores e globais do padre-cientista Himalaya (natural de Cendufe), que surpreendeu o mundo por onde passou com propostas visionárias como a da energia solar. Foi ele que inventou, por exemplo, o forno solar.

Muito à frente do seu tempo, o padre Himalaya, para saciar a sua “sede” de conhecimento, percorreu vários países. Frequentou cursos de Sebastian Kneipp, na Alemanha, e, no início do seu sacerdócio, foi estudar para França (Paris). Em 1900, realizou em Sorède (sul de França), uma experiência solar onde obteve as mais elevadas temperaturas à época, chegando a instalar uma máquina solar nos Pirenéus.

Não contente com este protótipo, concebeu mais duas máquinas solares. É com o terceiro Pirelióforo que ruma, em 1904, para os Estados Unidos da América, onde participa, na Exposição Universal de St. Louis, tendo arrebatado aí o Grande Prémio (medalha de ouro). A utopia do padre Himalaya anunciava, ainda, uma futura idade solar.

Manuel António Gomes, mais conhecido por padre Himalaya, nasceu em 1868 e morreu em 1933. Além do forno solar, inventou explosivos, criou um sistema de irrigação e traçou um plano de arborização para todo o país.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:32



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30