Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 14.03.17

Parque infantil e arranjo viário de acesso ao Eiró avançam a curto prazo

imgpsh_fullsize (1).jpg

Foi aberto concurso, pela Câmara Municipal, para a construção de um parque infantil no Campo da Feira de Soajo. Pelo Município, foi, também, deliberado abrir procedimento concursal para a reorganização viária e funcional de acesso ao Largo do Eiró. 

Os dois projetos, depois de longo compasso de espera (há bastante tempo que foram apresentados em sede de Assembleia de Freguesia), vão ser uma realidade este ano. O parque infantil será instalado em espaço que ficou livre depois de ter pertencido a um feirante – fica nas imediações dos sanitários, no Campo da Feira.

Segundo o técnico Carlos Machado, a escolha deste local, conforme sugestão da comunidade educativa, prende-se com o facto de o mesmo ficar nas proximidades da Escola Básica e Jardim de Infância Eira do Penedo.

Orçado em cerca de 15 mil euros, o parque de recreio será constituído por escorrega, baloiço e dois balancetes.

IMG_1356.JPG

Já a empreitada referente à reorganização viária e funcional de acesso ao Largo do Eiró, após prolongado impasse, conhece, agora, novos e decisivos desenvolvimentos. O processo arrastou-se por causa da indefinição acerca do local para colocação do abrigo de paragem de transportes coletivos e, também, da escultura comemorativa dos 500 anos do Foral da Vila de Soajo.

De acordo com o projeto apresentado pela Câmara, o arranjo a executar nas imediações do Restaurante Videira, em respeito pela traça original (elementos graníticos, minicubos…), engloba retificação da entrada, melhoramento funcional do cruzamento, adaptação do espaço para estacionamento e embelezamento da zona. Fora de questão, está o abate das tílias.

Paralelamente, com a finalidade de “desafogar a área”, será removida a estrutura de paragem de autocarro, que deixará de existir, indo a informação cromática de paragem ser pintada num passeio em local próximo, destinado para o efeito. Sem “ferir” a paisagem, foi a solução encontrada para obviar ao facto de um proprietário não ter cedido, sensivelmente, um metro de terreno para colocação de estrutura acrílica de paragem.

Deste modo, na reconfigurada área, e sem a “sombra” da paragem, será feita a instalação do monumento alusivo ao Foral de 1514 da Vila de Soajo. A escultura que venceu o concurso promovido pela Câmara é da autoria de Fernando Cerqueira. A peça, em bronze, terá três metros de altura e vai assentar numa base de pedra, sobre a qual sobressairá uma espécie de minipiscina circular, em jeito de recuperador de água. O monumento é descrito pelo artista como sendo “bastante luminoso”.

A escultura deverá ter um custo de 30 mil euros, enquanto a intervenção urbanística está orçada em 23,8 mil euros (sem IVA).

19125814_ZteI1.jpeg

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:42



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031