Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

5c4062e3-2c66-4099-b893-303eab69bfaf

Encontra-se em “andamento” o projeto Gerês-Xurés-Dinâmico para proteger a área classificada como Reserva da Biosfera Transfronteiriça, da qual faz parte o imenso território de Soajo. Na génese da parceria está o fortalecimento da identidade através do desenvolvimento turístico sustentável e da conservação do imenso legado cultural e natural que atravessa a referida Reserva. A iniciativa, com 2 milhões de euros de orçamento, engloba programas de educação ambiental, visitas escolares, intercâmbios, acampamentos e exposições itinerantes.

Para os mentores do projeto, a ação deve estar de “braço dado” com a preservação do meio ambiente, segundo um conjunto de orientações recaindo na proteção da fauna (vulnerável), na valorização das espécies autóctones, no controlo/erradicação das plantas invasoras e na monitorização da biodiversidade. Supletivamente, será objeto de avaliação o impacto do turismo na economia.

O projeto pretende, deste modo, atrair cada vez mais turistas ao território que cobre o único Parque Nacional e o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, sem colocar em causa a preservação do meio ambiente. E é sob esta perspetiva que serão reforçados os traçados de rotas (para caminheiros, corredores e betetistas), melhorados os pontos de informação aos visitantes, atualizada a sinalização e sistematizados os pontos de atração geológica e geomorfológica.

O território – que, do lado português, cobre os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, e, do lado galego, abrange Bande, Calvos de Lobeira, Entrimo, Lobios, Muiños e Randín – abarca perto de 80 mil habitantes e contempla cerca de 259 mil hectares de área.

Para além dos referidos municípios, são também participantes os seguintes beneficiários: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Turismo do Porto e Norte de Portugal, ADERE, Direção Geral de património Natural (através da Conselharia do Ambiente da Xunta de Galiza), Agência de Turismo da Galiza e Deputación de Ourense.

O projeto Gerês-Xurés-Dinâmico, a desenvolver até 31 de dezembro de 2019, é financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.

19565364_WAPzC

Foto que encima a notícia: Natural.pt