Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 22.08.17

Saiba a discussão que rodeou o concurso “7 Maravilhas de Portugal”

7maravilhas-social.jpg

O concurso “7 Maravilhas de Portugal” regressou este ano para promover as “aldeias”. Apesar da enorme cobertura mediática dada ao evento, a iniciativa tem sido marcada por várias incongruências.

O Município de Arcos de Valdevez propôs que fossem apenas candidatados ao projeto Soajo e Sistelo, e, por unanimidade, as respetivas assembleias de freguesia anuíram ao pedido (apressadamente no caso de Soajo). Mas alguns concelhos, com sensivelmente metade de freguesias, avançaram com mais candidaturas (Ponte da Barca, por exemplo, candidatou três aldeias), e com isso obtiveram evidentes ganhos promocionais.

Se o concurso é literalmente destinado às “Aldeias” de Portugal, logo se questionou a pertinência da candidatura que “despromove a vila de Soajo a aldeia”, no dizer de alguns soajeiros. Com razão ou sem ela, esta queixa terá sido remetida para o Conselho Científico da iniciativa e, provavelmente, logo, aí, ficou sentenciado o destino de Soajo na seleção do júri.

Inversamente, sem qualquer critério de objetividade, não entraram nas contas, desde a pré-seleção camarária, lugares com grande potencial como Várzea (Soajo), Miranda, Jolda Madalena, Ermelo, Carralcova, Gavieira, entre outros, que, independentemente do evoluir do concurso, teriam tido imenso espaço de divulgação nos órgãos de comunicação social, como aconteceu, por exemplo, com Germil e Ermida, que, apesar de terem sido excluídos pelo júri na fase intermédia do concurso (Lindoso está na final), tiveram ampla difusão nos media.

Não por acaso, em círculo fechado, alguns autarcas de freguesia deste concelho referem que a lista total inicial de 400 candidaturas, de 332 aldeias de várias regiões de Portugal, devia ter tido mais do que os dois referidos representantes de Arcos de Valdevez.

Parece óbvio que, sem desprestígio pela organização, por um conjunto de características ímpares – beleza, autenticidade, história, património material e imaterial das freguesias de Arcos de Valdevez –, teria sido mais do que justo candidatar outros lugares a juntar a Soajo e Sistelo, que é finalista na categoria de “aldeias rurais”.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:34



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2017

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031