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Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 12.12.17

Soajeira em revista norte-americana por fazer “comida bonita e bem apresentada”

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Há cerca de um ano e meio, a soajeira Rosa Silvie Neto, radicada desde 1980 nos Estados Unidos da América, trocou a contabilidade pela cozinha, uma paixão antiga que começou logo na meninice. Criou em Peabody (perto de Boston) o seu próprio negócio, Oh Jolie Catering, onde alimenta a arte de cozinhar com inspiração e imaginação.

Foi notícia no passado verão em conhecida revista – Next on Scenne (Próximo na cena), sediada em Boston – que acompanha as novas tendências em moda, beleza e cozinha. Na restauração justamente, Rosa Neto sobressai por fazer pratos “bonitos e bem apresentados” para todas as ocasiões. Diz que presta atenção aos “pormenores” para confecionar pratos “com arte e sentimento”.

Costeletão grelhado com puré de beterraba (e brócolos salteados) e legumes com amoras e vinagrete de lima são dois dos pratos que Rosa Neto prepara para uma clientela de classe alta maioritariamente. Mas tudo é adaptável ao gosto de quem quer festejar algo ou simplesmente juntar os amigos para uma inauguração com petiscos a condizer.

Para captar a comunidade lusa, planeia acrescentar ao menu pratos, petiscos e doces tipicamente portugueses.

É sobre este projeto que Rosa Neto, de 42 anos, se debruça nesta entrevista que foi gravada em Soajo no passado dia 9 de dezembro.

 ***

Quem é Rosa Neto?

Nasci em Ponte da Barca, mas sou soajeira [filha de Joaquim de Jesus Neto e de Celeste Domingues Neto]. Cedo rumei a França, arredores de Paris. Com menos de cinco anos, mudei-me para os Estados Unidos, região de Boston. Fiz os meus estudos aí.

Profissionalmente, o que é que começou a fazer?

Trabalhei cerca de 15 anos num escritório de contabilidade. Mas em 2016 deixei a área para abraçar a arte de cozinhar e fundar a empresa Oh Jolie Catering.

Como e quando começou a paixão pela cozinha?

Sempre gostei de cozinhar, desde cedo que via minha mãe a cozinhar. Também aprendi muito com o meu pai e o meu irmão. Depois, a curiosidade despertou muitas leituras. Sou uma autodidata por natureza.

Mas mudar de vida, arriscar e sair da zona de conforto é tudo menos fácil… Olhando para trás valeu a pena?

Ter mudado de vida foi a melhor decisão que tomei até hoje… O negócio está a evoluir e o mercado tem vindo a crescer. Os comentários são todos muito positivos. Todos dizem que sou ‘boa cozinheira’, que a comida ‘é saborosa e bem apresentada’, que respondo ‘prontamente às solicitações feitas por email’… Mesmo em férias, respondo.

Que apoios e incentivos é que teve para empreender esta iniciativa?

Primeiro de tudo, fui eu que empreendi, tomei a iniciativa e arrisquei… A empresa tem vindo a crescer depressa, claro que há parceiros e organismos que apoiam estas iniciativas, mas, no essencial, fiz tudo sozinha. Neste sentido sou empreendedora, talvez isso tenha nascido comigo.

Quando comecei, inscrevi-me na Associação Comercial local, que me tem ajudado. O meu noivo também tem sido um esteio fundamental e os meus pais encorajam-me bastante e puxam para a frente.

Quer explicar o nome comercial ‘Oh Jolie Catering’?

É uma mistura de expressões do francês e do inglês, que, exprimindo espanto, quer dizer “Oh comida bonita”. Adoro fazer pratos bonitos e bem apresentados.

Que ingredientes usa para conseguir esse efeito?

Uso legumes, ervas aromáticas, frutos… Os clientes querem cada vez mais experimentar coisas diferentes.

Que sabores e sensações procuram os seus clientes?

Gostam de comida deliciosa e com boa apresentação. É comida para todas as ocasiões, incluindo bodas, festas, encontros de amigos, datas comemorativas (aniversários, efemérides…), eventos como inaugurações de lojas…

Em que aspetos é que o seu projeto se distingue da concorrência?

Distingue-se pela proximidade, pelos pormenores e por as coisas serem feitas com arte, sentimento e brio. Tudo tem de estar bem feito.

Que pratos são servidos no Oh Jolie Catering?

Principalmente, pratos pequenos… Pode ser costeletão grelhado com puré de beterraba (e brócolos salteados) e legumes com amoras e vinagrete de lima, por exemplo.

Que investimentos é que tem feito para expandir o negócio?

Adquiri, recentemente, um espaço próprio com cozinha para alargar a atividade e servir outras comidas.

Que pratos tenciona adicionar ao menu?

Quero acrescentar ao menu pratos, petiscos e doces a pensar na comunidade portuguesa (e não só), nomeadamente bacalhau à Gomes de Sá, bolinhos de bacalhau, rissóis, rabanadas, arroz doce… Futuramente, vou ter isso tudo no menu.

Qual o seu prato favorito?

Costeletão grelhado com beterraba. Também gosto muito dos pratos com legumes e confecionados com ervas aromáticas.

Para além dos pratos diferenciados que confeciona, que iniciativas distintas é que promove?

Faço venda ambulante em sítios diferentes.

Pensa em transportar esta experiência para Portugal?

Eventualmente, sim, no verão, poderei recriar esta atividade em Soajo, com pratos diferentes, que sejam novidade…

Na era das ferramentas digitais, qual o papel das redes sociais na promoção do seu negócio?

O Facebook e o Instagram têm sido fundamentais para divulgar e encontrar clientes, a grande maioria de classe alta. Muitas pessoas conhecem o meu negócio através das redes sociais, faço publicações em vários grupos do Facebook, incluindo fotos e depoimentos de clientes.

Os concursos televisivos ligados à cozinha estão em expansão. Admite participar um dia na arte de confecionar ao vivo na televisão?

Até hoje, não participei em nenhum concurso televisivo sobre cozinha, mas, quem sabe, talvez no futuro o faça.

De regresso aos Estados Unidos, após curta temporada em Portugal, está à espera de muito trabalho nesta época de festas e de forte consumismo?

Sim, tenho várias realizações na agenda (festa de abertura de uma loja, por exemplo), para além das festas de Natal e da passagem de ano.

Quais os próximos objetivos a atingir?

Quero crescer, evoluir e chegar mais longe, com qualidade, divulgação, humildade e muita vontade de fazer bem.

Pela sua experiência no “Tio Sam”, como é que os norte-americanos olham para os portugueses?

Dizem que os portugueses são bons trabalhadores, esforçados e honestos.

***

Contactos

rosaneto@ohjoliecatering.com

ohjoliecatering.com

978-210-1817

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por Soajo em Notícia às 14:17



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