Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Sexta-feira, 01.04.16

Soajo anexa Cabana Maior

Soajo

A Comissão que está a estudar a (re)organização territorial das freguesias vai propor algumas alterações ao atual mapa administrativo, fundindo (anexando) ou extinguindo freguesias, sendo certo, também, que algumas verão “recuperada”  a sua autonomia administrativa. No "pacote" da reorganização, Cabana Maior passará a fazer parte de Soajo. Os autarcas locais serão consultados, mas a decisão parece irreversível, até porque o novo quadro legislativo estará concluído até às próximas eleições autárquicas de 2017.

A recomendação da Comissão não tem força de lei, mas está fundamentada em critérios de reavaliação e de revisão de circunstâncias, que resultam da necessidade de racionalizar recursos dando-lhes escala, acabando, ao mesmo tempo, com políticas de “capelinha”, que, segundo vários agentes turísticos, continuam a “tolher” o território.

A rentabilização das infraestruturas do Mezio, nomeadamente a da Porta do Mezio, exige, alega a Comissão, mudanças estruturais de fundo, porque, embora longe de ser uma disputa, a Porta – que, nalguns registos, aparece como estando sediada em Cabana Maior – acaba por ter uma visibilidade muito menor do que teria se fosse imediatamente associada a Soajo, o “coração” do único Parque Nacional. De resto, com concertação de interesses, esta reforma permitirá, acredita a Comissão, dar uma aura renovada àquele equipamento que, apesar da crescente visitação, está ainda subaproveitado, aparecendo como “trunfo” de peso o futuro Parque Biológico da Porta do Mezio, a candidatar a fundos comunitários, mal haja “luz verde” das entidades que tutelam a área que é Reserva Mundial da Biosfera.

Segundo os responsáveis que estão à frente da Comissão, esta agregação (ou anexação) vai trazer grandes benefícios à gestão do território, acabando com várias disfuncionalidades e facilitando acordos de execução, através dos quais serão delegadas competências na nova divisão administrativa. Estes acordos, mediante mecanismos menos burocratizados, dizem respeito, por exemplo, a megaeventos virados para o setor agropecuário, a pequenas reparações em equipamentos (escolas), a limpezas de espaços públicos, assim como manutenção dos espaços verdes.

As eleições autárquicas estão, ainda, distantes (realizar-se-ão no segundo semestre de 2017), mas, com este novo quadro, não é de excluir a hipótese de o PSD candidatar à futura União das Freguesias o atual presidente da Junta de Freguesia de Cabana Maior, Joaquim Campos, que, com o restante Executivo, está a cumprir um mandato cheio de realizações, beneficiando da frutuosa relação com o Conselho Diretivo dos Baldios (da freguesia de Cabana Maior), do qual é também presidente.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 08:19



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930