Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quarta-feira, 24.05.17

Supercampeões do karaté com raízes em Soajo aumentam contingente de praticantes no “primeiro clube de França”

Da Costa.jpg

O karaté francês deve muito à família Da Costa com raízes em Paradela.

É por influência do excecional talento dos categorizados irmãos Logan, Jessie e Steven Da Costa que o clube francês USLAM (Mont-Saint-Martin) tem conseguido atrair uma autêntica legião de jovens (e não só) para a prática de desportos de combate na região, podendo vir a reunir, no futuro, equipas de karaté, judo, aikibudo (arte marcial tradicional de origem japonesa) e boxe thai (vertente de artes marciais).

Segundo o jornal Le Républicain Lorrain, foi o presidente do USLAM, Christian Jourdain, que “lançou a ideia [de criar] um espaço específico para desportos de combate” na região de Meurthe-et-Moselle. Para esse efeito, estão em curso, neste momento, negociações com a Câmara para a compra de um edifício devoluto na região.

É sob os auspícios dos papa-troféus Jessie, Steven e Logan da Costa – os três acumulam inúmeros títulos europeus e mundiais (individuais e ao serviço da seleção francesa) e, também, por equipas (vencedores da Taça de França em 2016 e campões de França em 2017) – que o dojo, ou local destinado ao treino de modalidades como o karaté e o judo, se tornou demasiado pequeno para acolher uma centena de praticantes. Por isso, o USLAM teve necessidade de passar a utilizar uma das grandes salas do complexo desportivo do Val, onde o Município local investiu em tapetes (os vulgares tatami) destinados à prática (treino e competição) dos deportos de combate.

Como reconhece o jornal Le Républicain Lorrain, “a presença dos irmãos Da Costa faz com que promissores atletas de karaté de outros clubes venham naturalmente” e se juntem ao projeto do USLAM, sem que se possa falar em “caça furtiva”, lê-se no artigo publicado ontem, 24 de maio. Além disso, há atletas de taekwondo que “se treinam com a elite” do karaté francês, sendo que a equipa de treinadores incorpora, desde há muito, Michel Da Costa e, mais recentemente, o filho Logan Da Costa.

Os irmãos Da Costa dominam o karaté europeu ao serviço da forte seleção de França.

Foto: Le Républicain Lorrain (ao meio, da esquerda para a direita, Jessie, Steven, Michel e Logan Da Costa).

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:46



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031