Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

O funcionário da Junta de Freguesia de Soajo que desempenhava funções de polivalência (cantoneiro e operador de pequenos arranjos) renunciou ao cargo na semana passada por “desinteligências com um elemento do executivo”. A autarquia vai abrir procedimento para realização de entrevistas com candidatos locais interessados em colmatar a saída do colaborador. Segundo apurou o blogue Soajo em Notícia, “o funcionário, trabalhador a ‘recibo verde’, demitiu-se das suas (...)
Depois da instalação na serra de Soajo do já famoso baloiço do Mezio, Cabana Maior vai ter nas proximidades um miradouro em formato de fojo. O projeto “insere-se na política de requalificação e criação de novos pontos de interesse turístico” da referida freguesia. Para o presidente da Junta, “estes projetos de promoção turística beneficiam não só a freguesia de Cabana Maior como trazem ganhos salientes para a região”, segundo disse ao blogue Soajo em Notícia (...)
O número de visitantes do Parque Nacional (PN) tem vindo a crescer nos últimos anos, sendo de longe a área protegida mais procurada do país. Em 2019, visitaram o PN mais de 103 mil pessoas e, este ano, as estatísticas apontam para um número recorde de turistas. Este verão, a vila de Soajo tem sido invadida por grandes contingentes de turistas nacionais. Apesar de o término de 2020 ainda estar à distância de quase quatro meses, a diretora regional do norte do Instituto da (...)
Como em anos anteriores, o Município vai oferecer os cadernos de fichas aos alunos do 1.º e 2.º ciclos – com escalão A e B – matriculados nas várias unidades do Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV) em 2020/2021, incluindo a Escola Básica da Eira do Penedo, em Soajo. Os restantes estudantes, mediante voucher a descontar em papelarias/livrarias locais, vão ter um desconto de 50% no valor de aquisição dos cadernos de apoio referentes às disciplinas que integram o plano (...)
A Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez (ACPBAV) estima que a “produção de vinho este ano será igual à de 2019, quer em quantidade quer em qualidade”. O enólogo da Adega diz que o ano vinícola de 2020 “só não é melhor devido à queda de granizo, com estragos de monta, na zona norte, em finais de maio”. No início do ciclo, o potencial “era muito maior” e, nas “vinhas modernas, a estimativa apontava para o dobro da produção”, mas a instabilidade (...)
As freguesias não são todas iguais e, segundo o mapa de transferências da Administração Central, a Junta de Soajo, no conjunto das freguesias “isoladas”, é mesmo a “campeã” de receitas no concelho. As verbas atribuídas pelo Estado dependem de fatores como a contribuição das freguesias nos impostos do Estado, a população residente ou a área da freguesia. Por isso é que há juntas que recebem mais financiamento do que outras. E também há realidades diferentes que (...)
O Município adjudicou à empresa Dstelecom a execução do projeto relativo à expansão da rede de fibra ótica em Soajo. A iniciativa, que se estenderá da sede do concelho à vila soajeira, está orçada em cerca de 60 mil euros (valor sem IVA).
Em condições normais estariam a decorrer agora as festas da Vila de Soajo, mas, devido aos condicionalismos impostos pela Covid-19, as celebrações foram canceladas em 2020, ficando as tradicionais festividades reduzidas à missa solene de sábado, Feriado Nacional de Assunção de Nossa Senhora. “Em respeito pelas regras sanitárias da Direção-Geral da Saúde, será celebrada apenas a eucaristia no dia 15 de agosto, pelas 11.45”, disse ao blogue Soajo em Notícia o pároco (...)
Foi aprovada, pela Câmara, a abertura de procedimento concursal com vista ao início dos trabalhos de construção para o futuro Centro de BTT, em Soajo, cuja obra inclui alteração e ampliação do edifício das instalações sanitárias no Campo da Feira. Está dada, assim, a primeira “pedalada” para que os cicloturistas tornem a serra de Soajo e os trilhos que circundam os vales um circuito “amigo” da bicicleta. Com o intuito de melhorar a experiência de visitação no (...)
De volta em julho passado a Soajo, onde passou muitos verões na adolescência, o presidente da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses ficou ainda mais rendido à terra que sugere como destino de férias para descobrir “pessoas maravilhosas”, trilhos pedestres, miradouros com “vistas deslumbrantes”, lagoas de “água gelada” e paisagens “inspiradoras”. Em entrevista ao programa “Eu fico em Portugal”, da Antena 1, Filipe Morato Gomes justifica a escolha. (...)