Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

23 Dez, 2019

Boas festas

Na antevéspera de Natal – uma data especial, mas que devia ser todos os dias do ano, na condição de haver paz, harmonia e amor –, o blogue Soajo em Notícia deseja a todos, sem exceção, um feliz Natal e um 2020 cheio de boas realizações.
A chuva e o vento fortes da depressão “Elsa” provocaram dezenas de incidentes em poucas horas na freguesia de Soajo. Há registos de inundações, estruturas arrancadas (ou sacudidas), estradas temporariamente cortadas e muitas árvores tombadas na estrada, mas, segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, “não existem vítimas”. A maioria das situações anómalas prendeu-se com árvores caídas que cederam à força do vento, obrigando a trabalhos de (...)
O salão S. José do Centro Social e Paroquial recebe no fim de semana de 21 e 22 de dezembro o quinto Mercado de Natal. A proposta para esta quadra festiva inclui um rico cabaz de produtos de base tradicional, mas o programa oferece, em paralelo, várias atividades que prometem elevar a primeiro plano o património etnográfico de Soajo com o objetivo de criar um ambiente propício à volta da essência da Terra, bem como uma animação permanente no espaço. Entretanto, já se (...)
Com ponto único na ordem de trabalhos, a Assembleia de Freguesia de Soajo reuniu-se, extraordinariamente, no passado dia 14 de dezembro, para apreciar o ordenamento do Largo do Eiró, depois de abortada a obra de requalificação urbana e paisagística, por a Assembleia de Freguesia ter recusado este projeto e por a Câmara Municipal ter decidido não dar execução à obra, colocando um ponto final na empreitada. Sob proposta do deputado Vítor Covelo (MSI), foi aprovada, por (...)
Para além do debate relativo ao Plano e Orçamento de 2020, os trabalhos da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, de 28 de novembro último, fizeram subir a primeiro plano uma recomendação (aprovada por unanimidade) da deputada Sandra Barreira orientada para a necessidade de preservar o património cultural não classificado. No essencial, a eleita de Soajo pretende que a Câmara desenvolva os mecanismos adequados à proteção do património cultural que não cabe em nenhum (...)
Ao contrário do deliberado na Assembleia de Freguesia de Soajo, no passado dia 30 de novembro, não foi colocada ainda qualquer sinalética vertical a proibir o estacionamento no Largo do Eiró. “Vai haver uma placa de não estacionamento ali [Largo do Eiró]”, informou o presidente da Mesa, António Enes Domingues, depois de os eleitos do órgão deliberativo terem apreciado e votado o ponto referente à obra de requalificação urbana e paisagística, ponto este que não constava (...)
A Assembleia de Freguesia de Soajo reúne-se no próximo sábado (14 de dezembro, pelas 17.00), em sessão extraordinária, no Centro Social e Paroquial de Soajo. A convocação desta Assembleia dá corpo à deliberação que o órgão autárquico decretou na reunião do passado dia 30 de novembro, mas aquele que, eventualmente, seria o principal ponto da ordem de trabalhos – discutir um projeto alternativo à obra de requalificação urbana e paisagística do Largo do Eiró – ficou (...)
Setenta e duas horas depois de a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ter decidido não executar o projeto da obra de requalificação urbana e paisagística do Largo do Eiró, está em curso a operação de retirada das floreiras que, há duas semanas, cercavam a “sala de visitas” de Soajo. Antes disso, já tinha sido colocada sinalética vertical proibindo a circulação automóvel no Largo do Eiró, exceção feita a moradores, transportes escolares, cargas e descargas. Falhado o (...)
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, reunida esta sexta-feira, 6 de dezembro, em sessão ordinária, deliberou, por unanimidade, não dar execução ao projeto da obra de requalificação urbana e paisagística do Largo do Eiró, bem como encerrar a empreitada e solicitar aos serviços municipais a apresentação de propostas de arranjo noutros espaços do concelho tendentes ao reaproveitamento das floreiras que vão ser retiradas da “sala de visitas” da vila de Soajo. Depois de (...)
O já precário funcionamento do executivo da Junta de Freguesia foi um dos temas levantados na Assembleia de Freguesia do passado sábado e, embora o presidente da autarquia tivesse respondido às interpelações de Cristina Martinho (MSI) e António Alves (PSD) deixando no ar a possibilidade de resolver o “problema da melhor maneira”, a última informação veiculada aponta em sentido contrário, podendo, no entanto, haver razões ponderosas para tal. Segundo o edital datado de 2 de (...)