Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.


Quarta-feira, 11.09.19

Rancho de Vilarinho das Quartas no Desfile Nacional do Traje Popular Português

Pelo segundo ano consecutivo, o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva dos Amigos de Vilarinho das Quartas vai participar no Desfile Nacional do Traje Popular Português, que se realiza no próximo sábado, 14 de setembro (21.30), no Cais de Gaia (Vila Nova de Gaia).

A exemplo do ano transato (em Gondomar), o Rancho de Vilarinho das Quartas, sem dúvida um dos grandes embaixadores das tradições alto-minhotas, promete revelar a um público de especialistas o denodado trabalho que tem vindo a fazer, há anos, no domínio da pesquisa e da recriação etnográficas.

Organizado pela Federação do Folclore Português, o Desfile Nacional do Traje Popular Português já vai na sua 24.ª edição.

De referir que o Rancho de Vilarinho das Quartas é, no presente, o único deste concelho com o estatuto de grupo aderente à Federação do Folclore Português, estando a um pequeno passo de se tornar membro efetivo, categoria onde o Alto Minho conta com nove representantes (nenhum dos quais arcuense).

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 17:39

Terça-feira, 10.09.19

Calendário das vindimas na Adega Cooperativa

A Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez inicia a época de vindima na terceira semana de setembro. As boas condições climatéricas fazem prever vinhos encorpados, densos e com boa concentração de álcool.

O calendário da vindima, para as castas brancas, arranca a 20 de setembro e prolonga-se até 1 de outubro. Por seu lado, a apanha das uvas tintas (incluindo vinhão) far-se-á de 25 de setembro a 3 de outubro. 

A uva branca de casta (com teor de álcool de, pelo menos, 10,5%) vai ser liquidada a 50 cêntimos (o quilo) na vindima que se avizinha. Em relação à uva tinta, ainda não está definido o preço a pagar, mas será maior do que nas campanhas anteriores.

Foto de arquivo

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:08

Segunda-feira, 09.09.19

Festival Ser Educação em torno do “movimento”

Decorreu, de 6 a 8 de setembro, em Soajo, o quinto Encontro Ser EducAção, organizado pela Associação Moving Cause. Tendo o “movimento” como tema-âncora, o festival deste ano refletiu a importância da “integração de polaridades” para o “desenvolvimento da comunidade, da solidariedade e da cidadania”.

No Largo do Eiró, em recinto amplo e ao ar livre, pretendeu a organização que, com base na dialética “inspiração” e “expiração”, os participantes encarassem o “movimento” como “princípio natural da vida, inerente a todos os seres, espaços e tempos”. 

No geral, o programa de 2019 incluiu círculos sobre a escola alternativa (segundo a lógica “Reflorestar a educação”), oficinas temáticas (rádio…), artes criativas (dança…), debates livres, espaços de criação infantil, sessões meditativas, brincadeiras e concertos (como o que foi oferecido pelas Fiadeiras de Soajo), reunindo várias gerações no mesmo espaço.

No coração do Parque Nacional, de uma maneira ou de outra, afirmou-se o papel do “ser”, do “educar” e do “agir”, através de mensagens sugestivas como a “Água é vida” e “A natureza é o lar. Cuida!”, colocadas em locais estratégicos do recinto. De notar, pela negativa, a reduzida mobilização da população local.

Soajo recebe desde 2015 o Encontro Ser Educação.

Nota | Por princípio e por respeito a recomendações de segurança online, o blogue Soajo em Notícia não publica fotos de caras de crianças em grande plano.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:14

Sexta-feira, 06.09.19

Posto de Transformação pega fogo e deixa parte da vila de Soajo sem energia durante horas

O Posto de Transformação (PT) que fica nas proximidades do Campo da Feira incendiou-se por volta das 8.30 desta sexta-feira, 6 de setembro. De acordo com uma testemunha ocular, antes de a central pegar fogo houve explosões.

Segundo o apurado por Soajo em Notícia, o PT, que “derramou óleo”, está “danificado” e o “quadro elétrico ardeu”. O incidente terá sido provocado por uma “sobrecarga”. Devido a esta ocorrência, uma parte da vila de Soajo ficou sem energia durante horas e a eletricidade só foi restabelecida com recurso a geradores, solução que será usada enquanto não for operada a reparação. Face aos estragos causados, alguns equipamentos terão de ser substituídos.

Para evitar novas anomalias, será feito futuramente um reforço da rede noutro local.

Ao local compareceram os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e técnicos da EDP.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 17:35

Quinta-feira, 05.09.19

Bodas de Ouro do casal Maria Barbosa e Júlio Araújo

Festejou, no passado dia 4 de setembro, as suas Bodas de Ouro o casal Maria Barbosa e Júlio Araújo, residentes no lugar de Cunhas (Soajo).

Para recriar uma tradição que se foi perdendo com o tempo, chegou a pé o cortejo, do Campo da Feira até ao Largo do Eiró (pela Avenida 25 de Abril), com o casal a soltar o talento que inegavelmente tem para a música: o senhor Júlio, 67 anos, a dedilhar concertina e a mulher Maria, 71 anos, a cantar a plenos pulmões as “modas” típicas da Terra.

Depois das fotos da praxe, subiu a primeiro plano a cerimónia religiosa de renovação de votos de casamento na Igreja Paroquial de S. Martinho de Soajo, ato celebrado pelo padre Custódio Branco. De sublinhar, pelo efeito e pela mensagem transmitida, o facto de a escadaria contígua à porta principal do templo ter sido decorada com um tapete contendo corações cada vez maiores, simbolizando, na perfeição, o amor em crescendo do simpático casal à medida que os anos foram passando.

Findo este momento, que foi de renovação das promessas feitas há meio século, seguiu-se o jantar-convívio, em ambiente de alegria, no restaurante Lindo Verde (Lindoso).

Foi uma festa bonita e evocativa dos cinquenta anos de união deste simpático casal, que juntou os familiares mais próximos, nomeadamente os filhos Mário e Orlando, bem como os netos Steven e Mathiew, para além de muitos amigos.

Por ser uma efeméride cada vez mais rara nos tempos que correm, o blogue Soajo em Notícia cobrirá futuramente outras bodas de casais soajeiros (ou residentes na freguesia) que, no 50.º aniversário de casamento, voltam à igreja para renovar seus votos e as promessas feitas no dia do enlace, desde que delas tenhamos conhecimento e com o consentimento do respetivo casal.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 17:36


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2019

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930