Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 08.11.16

Abate das manchas florestais atingidas pelos fogos

IMG_5066.JPG

É sempre assim. Depois dos incêndios, vem o inevitável (e doloroso) corte dos povoamentos florestais atingidos pelas chamas.

A área do único Parque Nacional, Reserva Mundial da Biosfera, que foi fortemente fustigada pelos fogos no passado verão, está a ser monitorizada pela Assembleia de Compartes dos Baldios de Soajo para balizar a mancha pertencente a Soajo.

“Os Baldios de Soajo e os de Cabana Maior encontram-se, em pontos específicos, a sinalizar as manchas de pinhal para ver de quem é o quê, sendo certo que haverá sempre zonas de conflito”, explica Cristina Martinho, que preside ao Conselho Diretivo dos Baldios de Soajo.

Em determinadas manchas, o corte de pinhal já começou. As pilhas de madeira, no denominado “Triângulo do Mezio”, são uma das áreas onde o abate já se encontra em curso.

IMG_5062.JPG

Quem ganha com o negócio

Depois de um incêndio, há urgência em cortar e vender os troncos de uma floresta de pinheiro-bravo. Caso contrário, as árvores começam a ganhar uma espécie de bolor que lhes muda a cor e impede, por exemplo, a utilização da madeira na indústria do mobiliário.

Daí que os Baldios tenham todo o interesse em vender, o mais rápido possível, os povoamentos florestais queimados, facto que aumenta a pressão da oferta sobre a procura.

Neste contexto, saem beneficiados os madeireiros, as fábricas de serração e os industriais do setor, que conseguem baixar os preços e aproveitam os melhores lotes da madeira da vasta oferta existente no mercado.

IMG_5058.JPG

imgpsh_fullsize.jpg

imgpsh_fullsize.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 15:58


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930