Está dado o primeiro passo para a criação de novas brigadas florestais. Através do Despacho n.º 2434-B/2017, foi aberto concurso para a constituição de vinte equipas de sapadores florestais no território do Continente.
Com base no Inventário Florestal Nacional, e considerando a relação de área de intervenção afeta a cada brigada com a taxa de ocupação florestal, Soajo deverá ser contemplado com uma nova equipa de cinco elementos especializados, que se juntará à existente, com o objetivo prioritário de prevenir incêndios florestais e preservar as riquezas naturais que povoam o Parque Nacional.
De acordo com o Despacho, publicado no passado dia 21 de março, “o Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios prevê o aumento do contributo das equipas de sapadores florestais para a minimização do risco de incêndio e diminuição de área ardida, estando a articulação da sua intervenção com as restantes estruturas de defesa do património florestal definida no Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios”.
O custo estimado, pela tutela, para a constituição das vinte equipas previstas é de 1,3 milhões de euros, valor financiado pelo Fundo Florestal Permanente.