A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, reunida esta quinta-feira, 22 de dezembro, autorizou a abertura de procedimento com vista à execução de uma via ferrata em Paradela. A estrutura para desporto de aventura vai situar-se nas proximidades do paredão da barragem de Soajo/Alto Lindoso.
“A travessia será feita por cima de uma linha de água e engata num caminho para passar para o outro lado”, informou o presidente da Câmara.
Segundo acrescentou João Manuel Esteves, “a edilidade conseguiu arranjar uma parte de financiamento para viabilizar o investimento numa área de turismo com cada vez mais aficionados”.
De acordo com a literatura especializada, uma via ferrata “é um itinerário equipado com cabos de aço, grampos (presas) e pontes suspensas que permitem a ascensão com segurança a zonas de difícil acesso a praticantes não habituados à escalada”.
A via ferrata, enquanto atividade de desporto (aventura), deve ser praticada com equipamento adequado e é vista como uma atividade segura para conhecer, descobrir e explorar a riqueza natural de uma região.