Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

imgpsh_fullsize (5)O salão S. José do Centro Social e Paroquial de Soajo acolheu, no passado dia 24 de novembro, a primeira de 25 sessões públicas de apresentação do Plano-piloto do Parque Nacional que a ADERE vai desenvolver em outros tantos núcleos rurais desta Reserva (que cobre cinco concelhos).

A administradora delegada da ADERE, Sónia Almeida, começou por apresentar os 11 projetos adstritos ao referido Plano, dos quais fazem parte o Restauro da mata do Mezio (a operação está parada, por rescisão de contrato com a empresa contratada) e o Restauro da mata do Ramiscal (a decorrer de acordo com as melhores expetativas).

De seguida, os 25 soajeiros presentes, repartidos por vários grupos de trabalho, apontaram, por escrito, um conjunto necessidades com vista ao desenvolvimento de projetos a abraçar, eventualmente, pela ADERE, no âmbito do próximo quadro comunitário.

Deste levantamento, resultaram como propostas convergentes as seguintes (a ordem, aqui, é aleatória): criação e recuperação dos antigos viveiros; limpeza de trilhos; arranque de eucaliptos; fornecimento de plantas para (re)florestação, criação de pontos de água para combate a incêndios; recuperação de património construído (casas florestais, moinhos, espigueiros, fontenários, lavadouros, calçadas…); sinalização dos montes; criação do núcleo museológico; e trabalho de articulação entre brigadas CNAF, equipas de sapadores dos Baldios e Junta de Freguesia.

A iniciativa, embora pouco participada, reforçou a ideia, já transmitida noutras reuniões do género, de que há um longo caminho a fazer para recuperar os habitats naturais destruídos pelos incêndios e para valorizar a floresta.

***

Os 11 projetos do Plano-piloto

Projeto 1 – Restauro da mata do Mezio

Projeto 2 – Restauro da mata do Ramiscal

Projeto 3 – Programa de prevenção estrutural e conservação da mata do Gerês

Projeto 4 – Ordenamento e sustentabilidade da Zona de Proteção Total da mata de Albergaria

Projeto 5 – Informação e participação socioeconómica dos agentes locais

Projeto 6 – Conservação das populações autóctones de pinheiro-silvestre do PNPG

Projeto 7 – Conservação das florestas mediterrânicas do teixo

Projeto 8 – Melhoria da cobertura da rede móvel

Projeto 9 – Expansão e melhoria de habitats prioritários e vegetação autóctone

Projeto 10 – Revitalização dos setores produtivos tradicionais

Projeto 11 – Equipas e equipamentos para complementar a ação do CNAF

imgpsh_fullsize (23)

imgpsh_fullsize (2)

imgpsh_fullsize (4)

imgpsh_fullsize (11)

imgpsh_fullsize (19)

imgpsh_fullsize (14)

imgpsh_fullsize (13)

imgpsh_fullsize (12)

imgpsh_fullsize (3)

imgpsh_fullsize (8)

imgpsh_fullsize (10)

imgpsh_fullsize