A ADERE tem 38 vagas para constituição de brigadas florestais na área do Parque Nacional.
Esta Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional, sediada em Ponte da Barca (Rua D. Manuel I), procura pessoas para desenvolver trabalhos florestais sob coordenação do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço, Terras de Bouro e Montalegre.
A seguir, são caracterizados sucintamente os postos de trabalho que a ADERE pretende preencher, assim como os requisitos e as condições de candidatura.
Caraterização dos postos de trabalho a ocupar (funções a desempenhar)
Ações de silvicultura, gestão de combustíveis, acompanhamento na realização de fogos controlados, realização de queimadas, manutenção e beneficiação da rede divisional e de faixas e mosaicos de gestão de combustíveis, manutenção e beneficiação de outras infraestruturas, ações de controlo e eliminação de agentes bióticos, sensibilização do público para as normas de conduta (em matéria de natureza fitossanitária, de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas), vigilância das áreas a que se encontra adstrito e primeira intervenção em incêndios florestais.
Duração do contrato
Pelo período de um ano, podendo o contrato ser renovável por iguais períodos até ao limite de três anos.
Remuneração
Segundo o portal da ADERE, a remuneração mensal base, sujeita a descontos decorrentes da lei, é de 557 euros. A este valor acresce o subsídio de alimentação no montante de 4,52 euros/dia.
Requisitos de admissão ao concurso
. Nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição da República
Portuguesa, por convenção internacional ou por lei especial;
. 18 anos de idade completos;
. Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
. Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
. Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
Requisitos preferenciais
. Carta de condução: categorias B, C1 e C;
. Experiência no manuseamento de equipamentos moto manuais de gestão florestal;
. Experiência em funções semelhantes às para que este concurso se destina;
. Residência num dos cinco municípios que integram o Parque Nacional.
Período para apresentação das candidaturas
Podem ser apresentadas candidaturas entre o período de 13 de abril até 23 de abril, devendo ter em atenção que, no caso de entrega da candidatura em mão, na sede da ADERE, a mesma deverá acontecer nos dias úteis, das 9 horas às 12.30 e das 14.30 às 18.00, sendo a data limite o dia 21 de abril.
No caso de envio via CTT, deve o candidato assegurar que a candidatura dá entrada no dia útil anterior à data de término, ou seja, deve a mesma ser rececionada pela ADERE até ao dia 21 de abril.
De resto, no caso de envio via email, a candidatura deve dar entrada até ao dia 23 de abril, podendo ser enviada em dias feriados e fins de semana.
Em resumo, as candidaturas podem ser formalizadas através do envio de impresso específico, via email (geral@adere-pg.pt) ou por correio (ou entrega em mão na sede da Adere), na rua Rua D. Manuel I s/n, 4980-649 Ponte da Barca.
Foto: Internet