Faça chuva ou faça sol, não vão faltar boas razões para sair de casa este fim de semana, 1 e 2 de abril. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um sábado com aguaceiros dispersos e um domingo soalheiro para o território de Soajo.
Da caminhada ao curso de permacultura, da Assembleia de Freguesia a uma oficina de enxertia, sem esquecer novo ensaio do Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo (esta sexta-feira, 31 de março, pelas 21.00), as propostas deixam antecipar um fim de semana variado, a ver pela lista que se segue.
. Oficina de poda e enxertia
Sob organização da associação Soajo em Movimento ConVida, o convidado Raul Rodrigues, professor na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (com doutoramento em Ciências Agrárias), promete, este sábado, 1 de abril (10.00, no salão da Casa do Povo), uma interessante sessão teórico-prática à volta das técnicas de poda e enxertia.
Quem for pode levar tesouras ou navalhas para experimentar e dar largas à técnica.
Sob proposta dos promotores, o grupo come e partilha, em jeito de piquenique, a merenda que leva.
. Práticas de permacultura
O curso, monitorizado por Yassine Benderra e Joana Costa, arranca este fim de semana (1 e 2 de abril, em Soajo), com a lecionação do primeiro módulo (agricultura permanente).
O segundo módulo, alusivo à água, realiza-se nos dias 15 e 16 abril.
A ecoconstrução é o tema do terceiro módulo a decorrer no fim de semana de 29 e 30 de abril.
O curso finaliza nos dias 13 e 14 de maio com o módulo relativo à vivência comunitária.
. Assembleia de Freguesia
Numa altura em que o mandato dos eleitos em 2013 caminha a passos largos para a reta final (as próximas autárquicas realizam-se no próximo dia 1 de outubro), o órgão deliberativo reúne-se este sábado, 1 de abril, pelas 18.00, no Salão S. José (Centro Paroquial e Social de Soajo).
Da ordem de trabalhos constam os seguintes pontos: apresentação de contas; proposta de autorização para colocação de sinalização da vila de Soajo no Mezio em pedra com as inscrições “Bem-vindo a Soajo” e “Obrigado pela sua visita”; e proposta de autorização de um abrigo para os veículos dos Baldios de Soajo.
. Caminhada de primavera
A proposta da empresa Soajo Nomadis, de Manuel Lage, consiste em caminhar, no dia 2 de abril (domingo), pela serra de Soajo. O grupo sai do Largo do Eiró para trilhar um caminho paradisíaco de oito quilómetros, de fácil travessia.
A atividade, por 8 euros, inclui lanche com produtos soajeiros, guia e seguro.