Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Sob organização da Associação Cultural e Desportiva dos Amigos de Vilarinho das Quartas Rancho, o salão da agremiação juntou cerca de cem comensais para o tradicional almoço de Reis. Os rojões com arroz de sarrabulho, os doces, o convívio e a animação de raiz popular foram os principais “pratos” servidos no passado domingo, 5 de janeiro.

Como dita a tradição, os soajeiros confraternizam pelos Reis para darem continuidade à quadra festiva. Na mais recente realização da coletividade de Vilarinho das Quartas, com a preciosa ajuda de vários voluntários, lembrou-se, com palavras de saudade, o carisma de Ti Ana, a “matriarca” do Rancho falecida no ano transato, e exprimiram-se votos de um próspero 2020 para todos.

Finda a degustação (adocicada pelas iguarias da época), seguiu-se, pela tarde fora, a vertente de animação, ao som dos cantares tradicionais de Soajo, com participação entusiástica de vários elementos infantojuvenis.

A Junta de Freguesia de Soajo fez-se representar neste almoço-convívio pelo presidente, Manuel Barreira da Costa, enquanto a vereadora do Associativismo, Emília Cerdeira, fez as honras da Câmara Municipal.

Entretanto, o Rancho Folclórico das Camponesas da Casa do Povo da Vila de Soajo promove a ceia de Reis no próximo sábado, 11 de janeiro (pelas 19.00), e, no mesmo dia (pelas 22.00), o antedito Rancho de Vilarinho praticamente encerra a quadra festiva com “Cantares ao Menino” na Igreja do Espírito Santo (Centro Interpretativo do Barroco, vila de Arcos de Valdevez).

Para além da coletividade soajeira, a iniciativa emparceira o Grupo Folclórico Santa Maria de Moure (Barcelos) e o Grupo das Cantadeiras do Vale do Neiva (Viana do Castelo).

Fotos: Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas