Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Reunida, no passado dia 11 de dezembro, a Assembleia de Compartes dos Baldios da Freguesia de Soajo apreciou o Plano de Atividades e Orçamento para 2023. O documento, que vai reger a atividade da associação soajeira no ano que vem, prevê 248 478,50 euros de receita, repartida por limpezas zonais (105 978,50 euros), sapadores florestais (45 mil euros), limpezas de bermas e valetas (30 mil euros), limpezas da freguesia de Soajo (25 mil euros), recuperação de IVA (7500 euros) e o valor remanescente do ano corrente (35 mil euros).

O porta-voz do Conselho Diretivo considerou que o Plano de Atividades visa “estabilizar o trabalho que fizemos este ano, mantendo o paradigma de executar as limpezas com os nossos recursos”, ao mesmo tempo que será reforçada a dinamização de “projetos em prol do ambiente, algo que não temos feito com tanta intensidade e que é muito importante. Entendemos que temos recursos que podemos explorar em vários sentidos. […] De resto, o documento prevê um investimento maior em combustível (estimado um gasto de 25 mil euros em combustíveis), mas isso é consequência da atividade que temos”, ressalvou Rui Araújo.

O Plano de Atividades para 2023 foi aprovado por unanimidade.

O segundo ponto da ordem de trabalhos, “discussão da contratação, a tempo parcial, de um dos elementos do Conselho Diretivo”, não foi colocado a debate devido ao escasso número de compartes que compareceu a esta sessão.

“Este ponto é muito importante para a comunidade, é um ponto que reclama um debate aprofundado com muito mais compartes do que aqueles que aqui estão, de acordo com o entendimento da Assembleia e do Conselho Diretivo, pelo que foi decidido adiar este assunto para a Assembleia Extraordinária de 26 de dezembro de 2023”, explicou Vítor Covelo, que se comprometeu a amplificar os meios de publicitação e a diligenciar o transporte de compartes.

Segundo Rui Araújo, “a necessidade de recrutamento, a tempo parcial, resulta do aumento da atividade dos Baldios, temos vários projetos em vista, algo que nos traz desafios e necessidade de tempo: para quem trabalha é impossível exercer voluntariado ao mesmo tempo. Honestamente, nesta altura, a ideia não é exercer esta possibilidade, mas é deixá-la em aberto, porque podemos chegar a uma fase em que não há disponibilidade para dar resposta aos problemas e oportunidades que vamos tendo”.

Por fim, no período destinado ao público, Manuel Araújo (“Leiras”) foi informado de que o Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Soajo foi convidado a participar na sessão pública, que se ia realizar a 12 de dezembro, na Porta do Mezio, para esclarecimento e apresentação de sugestões sobre o Plano de Cogestão do Parque Nacional, o qual se encontra em consulta pública até ao próximo dia 20 de dezembro.