Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

A Associação Mãos à Obra Portugal, mais conhecida pelo acrónimo AMO Portugal, está a promover, pelo nono ano consecutivo, uma iniciativa de voluntariado de vigilância e prevenção de incêndios no Parque Nacional (PN). A meta é reunir participantes em número suficiente para proteger o rico património natural que atravessa os concelhos de Arcos de Valdevez (Soajo à cabeça), Ponte da Barca, Melgaço, Terras de Bouro e Montalegre.

A campanha, que tinha 12 inscritos à data de 24 de julho, estende-se até 30 de setembro, podendo o prazo ser alargado se as condições meteorológicas assim o determinarem e se existirem voluntários para tal. A experiência varia entre três dias e três semanas, mas quem quiser pode reinscrever-se.

Nesta iniciativa, aberta a participantes de todo o país, os aderentes percorrem trilhos de montanha, a pé ou de bicicleta, ficando com a incumbência de contactarem as comunidades locais em caso de avistamento de alguma situação anómala ou princípio de incêndio. Para além disso, os voluntários apanham o lixo que encontrarem.

O alojamento é gratuito nos parques de campismo que emparceiram a ação, segundo a disponibilidade dos mesmos. Mas o transporte, a alimentação e a tenda são assegurados pelos voluntários.

Para o coordenador local da AMO no PN, desde que a iniciativa foi implementada nesta Reserva da Biosfera “já participaram mais de 250 pessoas”, sublinhou Carlos Evaristo ao jornal Público, notando, contudo, em anos recentes, uma “diminuição do número de participantes inscritos”.

As inscrições podem ser feitas no sítio oficial da AMO Portugal, ou seja, www.amoportugal.org/pt/menu.

Fotos: Portal da AMO

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.