Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quarta-feira, 02.05.18

Assuntos suscitados na Assembleia Municipal pelos deputados de Soajo

IMG_9680

Foram vários os temas que os eleitos de Soajo levaram à Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez ocorrida no passado dia 27 de abril.

Dos assuntos suscitados no parlatório, destaque para quatro deles, a seguir apresentados esquematicamente: voto de louvor às cantadeiras, descargas da barragem, escultura comemorativa dos 500 anos do Foral de Soajo e nomenclatura do Parque Nacional.

 ***

Voto de louvor às cantadeiras de Soajo

Sob proposta da CDU, e à qual se associaram os grupos municipais de PS e CDS, a Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez aprovou, por unanimidade, um voto de louvor “ao grupo de mulheres de Soajo que, no dia 17 de março, encheu o salão nobre do Teatro Nacional D. Maria II, com a alma e a voz soajeiras, no espetáculo denominado Mulheres Fiadeiro/Fiadouro”, exultou a deputada Sandra Barreira.

“As mulheres de Soajo […] enalteceram o nome da freguesia e o concelho de Arcos de Valdevez, […] e levaram o nosso sentir e a nossa tradição ao coração de Lisboa”, lê-se no documento, onde é destacada a “importância do evento” e a “feliz coincidência de o mesmo acontecer em 2018, em que se celebra o Ano Europeu do Património Cultural”.

Como foi lembrado pelo grupo proponente, o concerto decorreu no contexto do ciclo “Portugal em vias de extinção” e resultou de uma parceria com “A música portuguesa a gostar dela própria”.

 

Recomendação para obviar ao perigo das descargas das barragens

Pela deputada Sandra Barreira, foi apresentada à Câmara uma recomendação a respeito das descargas das barragens (Soajo/Lindoso e S. Jorge/Touvedo), que continuam a ser feitas sem qualquer aviso prévio.

“A problemática das descargas […] já veio algumas vezes a esta Assembleia [Manuel Barreira da Costa fez idêntica intervenção no mandato anterior], contudo, não surtiu qualquer efeito. Insistimos e recomendamos: a Câmara que exerça alguma pressão junto da EDP para que esta ative os avisos ou alarmes prevenindo acidentes e situações de perigo. Até agora, três acidentes resultaram em morte”, lamentou Sandra Barreira.

O presidente da Câmara, à luz de uma prerrogativa que lhe assiste, não prestou esclarecimentos.

IMG_9711

 

Escultura evocativa do Foral de Soajo

A ainda adiada escultura comemorativa dos 500 anos do Foral de Soajo voltou à baila.

Na interpelação feita na tribuna, o deputado Jorge Lage não poupou nas palavras para mostrar o seu desagrado pelo prolongado impasse. “Há dois ou três anos que vocês andam a brincar com esta questão e, nós, claro, não somos anjinhos nem ingénuos”, disse o deputado do PS.

Na resposta, o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez anunciou uma (nova) data para a colocação do monumento no sítio a ele destinado.

“Vou fazer todo o esforço para que até ao verão a escultura esteja colocada [no largo fronteiro ao Restaurante Videira]”, comprometeu-se João Manuel Esteves.

 

Nomenclatura do Parque Nacional

Por fim, a propósito da denominação do Parque Nacional, Jorge Lage pretende que o executivo camarário “acabe com as afrontas a Soajo” e “trate Soajo com dignidade”.

“A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez tem uma palavra a dizer em relação ao nome do Parque, se não tem é porque vocês não se interessam”, concluiu o deputado eleito nas listas do PS.

IMG_9722

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:42



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2018

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031