Azáfama das vindimas
Apesar de as temperaturas do início de agosto terem provocado quebras acentuadas na produção vinícola (principalmente nas uvas tintas), a campanha está a decorrer com a alegria do costume. É sempre assim por esta altura do ano, os vindimeiros e os voluntários de todas as horas fazem da safra uma festa que junta entusiasticamente várias gerações.
Esta quinta-feira (27 de setembro), à volta da tradição, a comunidade escolar de Soajo (1.º ciclo e jardim-de-infância) participou numa concorrida vindima. O produtor António Amorim, em sessão bastante instrutiva, dinamizou uma visita à adega e à quinta dele, onde os meninos e os adultos, munidos de cestos, deram uma preciosa ajuda na apanha das uvas. Pela alegria contagiante, foi uma experiência única para as cerca de vinte crianças que se associaram à atividade.
Mas a campanha, mesmo que seja rotineira para a maioria dos soajeiros, alguns dos quais pequenos produtores, é sempre um momento de convívio para todos, como foi dado constatar na vindima (uva branca) da família Rodas Couto.
Aos produtores de Soajo que entregam as uvas na Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez fica a informação de que a campanha arrancou no passado dia 24 de setembro, terminando no próximo dia 6 de outubro.
Fotos: Rose Marie Galopim e Daniel/Marta Couto