Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

IMG_2641.JPG

Segundo foi adiantado em reunião ordinária da Assembleia de Compartes, no passado dia 17 de março, os Baldios da Freguesia de Soajo, em parceria com a ARDAL, vão candidatar a financiamento dois projetos complementares para aproveitamento dos valores ambientais e recuperação de infraestruturas danificadas.

A ação tem em vista a criação do anunciado trilho da Levada dos Martinhos e, em paralelo, a recuperação da Casa florestal de Ramil, que servirá de apoio a caminheiros.

Integrado neste trilho, o segundo projeto engloba a construção de um passadiço entre o Poço das Canejas e o Poço Negro. No âmbito desta intervenção, está, igualmente, pensada a recuperação da estrutura de amparas (madeiramento) no acesso que conflui para o Poço Negro, além de melhoramentos no acesso (da estrada) ao Poço do Bento.

Posteriormente, será promovida iniciativa tendente à ligação entre os moinhos de Cunhas (Ladeira) e o Poço Negro.

IMG_0069.JPG

IMG_0065.JPG

IMG_0074.JPG

 Centro interpretativo do lobo-ibérico em estudo

Está em cima da mesa a criação de um Centro interpretativo do lobo-ibérico, aproveitando, eventualmente, uma das casas florestais devolutas.

“Pessoalmente, prefiro que este projeto seja enquadrado em Soajo, para que as pessoas venham, fiquem e consumam aqui”, diz António Amorim.

O Centro interpretativo, como o nome indica, tem uma função pedagógica e a ele estará consagrada a promoção da biodiversidade através do longo historial do lobo enquanto elemento de coexistência com o pastoreio.

Sobre o lobo-ibérico, a associação Soajo em Movimento ConVida vai dinamizar, este domingo, 26 de março (14.30), no salão da Casa do Povo, uma prometedora conferência com Francisco Álvares, conhecido biólogo que se tem dedicado ao estudo da vida selvagem daquele animal.

Deliberações da Assembleia de Compartes

À parte estes projetos (alguns dos quais discutidos e votados anteriormente), as contas referentes a 2016, sobre as quais o Conselho Fiscal já tinha emitido parecer positivo, foram apresentadas, na referida Assembleia de 17 de março, com bastante detalhe, pela presidente do Conselho Diretivo dos Baldios, tendo todos os compartes presentes aprovado o Relatório.

O total de receita arrecadada, em 2016, foi de, sensivelmente, 176 400 euros. A maior “fatia” de despesa prendeu-se com salários e Segurança Social da equipa afeta aos sapadores florestais.

Por unanimidade também, foi aprovado o pedido de viabilização do polígono pecuário em Paradela.

IMG_9712.JPG

IMG_9713.JPG

IMG_9718.JPG

Informações de interesse geral

Com vista à recuperação do imenso património existente, os Baldios revelam recetividade para reabilitar espaços como os cortelhos, mas o desafio, também, é alargado aos compartes. De igual modo, a Casa da Cova é outro equipamento suscetível de melhoramentos.

Noutro âmbito, o Conselho Diretivo dos Baldios de Soajo comunicou que o gerente do Hotel do Mezio, Carlos Moura Guedes, “se mostrou disponível para pagar, de vez, o valor de renda em dívida”, tendo ficado acordado o pagamento de 18 mil euros, verba que corresponde a 2 mil euros/ano entre 2012 e 2014 e a 4 mil euros/ano entre 2015 e 2017. O dinheiro, caso o compromisso seja a valer, deverá entrar na conta dos Baldios no próximo dia 24 de março (esta quinta-feira).

Em relação aos restantes incumprimentos, o empresário hoteleiro comprometeu-se a construir a obrigatória ETAR, que, segundo garantiu, “irá funcionar de acordo com as normas e será monitorizada de mês a mês por entidade competente para o efeito”.

Entretanto, as obras de alargamento e requalificação do Hotel do Mezio arrancam no próximo mês de abril… mas até lá falta saber se as mais recentes promessas vão mesmo ser concretizadas.