Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Os Baldios de Soajo realizam, no próximo dia 17 de maio (uma quarta-feira), a iniciativa “Soajo sem espécies invasoras”, no âmbito da “Semana sobre Espécies Invasoras” (SEI), a decorrer em Portugal e Espanha, de 13 a 21 do corrente mês. É uma ação de voluntariado que pretende alertar para a problemática das plantas exóticas na serra de Soajo, fomentando boas práticas de controlo e remoção de invasoras como o eucalipto e a mimosa.

A SEI, integrada na semana ibérica, compreende duas componentes, uma teórica e outra prática, ambas dirigidas a voluntários. A primeira, com início marcado para as 10.00 nas instalações da Casa do Povo da Vila de Soajo, será dinamizada por representantes do Centro de Ecologia Funcional e do Departamento de Ciências da Vida, copromotores da atividade.

A parte prática, a começar pelas 13.30 em área de baldio, contará com a preciosa colaboração de todos que se quiseram juntar para controlo de invasoras. A organização aconselha os interessados a irem munidos de roupa de trabalho e ferramentas (tesouras de poda, luvas…).

Segundo a literatura especializada, “as espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, além de promoverem outros impactos significativos, tanto no plano ambiental como no domínio socioeconómico”.

“Os cidadãos têm um papel relevante não só na prevenção das invasões biológicas, mas também na mitigação dos seus impactos. No entanto, esta temática continua a ser desconhecida de muitos cidadãos. Neste contexto, a SEI pretende contribuir para aumentar o conhecimento e sensibilização sobre este tema”, lê-se no portal da organização.

“No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, está prevista a implementação de medidas para evitar a introdução de espécies exóticas, reduzir significativamente o impacto das espécies exóticas invasoras nos ecossistemas (terrestres e aquáticos) e controlar ou erradicar as espécies prioritárias”, acrescenta-se na página.