O “Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019”, na categoria “Reservas | Paisagens | Barragens”, foi atribuído à barragem de Soajo/Lindoso, “atualmente o mais potente centro produtor hidroeléctrico instalado em Portugal”. A distinção, que coroa marcas, produtos e serviços de cariz regional, teve por base um estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222 900 indivíduos.
“O aproveitamento […] tem a maior queda entre o nível da albufeira e a sala das turbinas e o elevador é um dos mais altos e mais rápidos da Europa. Para além de produzir energia, a barragem assume uma função reguladora e evita variações bruscas no caudal do rio. A central subterrânea, situada a 340 metros de profundidade, já serviu de palco a alguns eventos [o concerto de Paulo Gonzo é disso um bom exemplo]”, lê-se no portal da instituição.
O “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um “sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores. Desta forma, pretende dar-se visibilidade a estas marcas, que, pela sua tipologia, se caracterizam por oferecer um serviço de grande proximidade, tão valorizado por todos”.