A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez (AHBVAV) celebrou 134 anos de vida no passado dia 6 de maio. A festa de aniversário abarcou várias iniciativas ao longo da manhã, numa jornada que homenageou os bombeiros falecidos, condecorou os elementos do último concurso de promoção e reconheceu o ex-2.º CODIS, Paulo Barreiro, com a medalha de Oficial Bombeiro da AHBVAV. A anteceder os discursos da praxe, procedeu-se à bênção de seis viaturas e de uma embarcação de socorro. As celebrações findaram com o desfile da frota pelas ruas de Arcos de Valdevez, com o clássico Studebaker (data sensivelmente de1950) na dianteira.
No decurso das comemorações dos 134 anos de “serviço público”, a AHBVAV, entre outras condecorações, procedeu à entrega de divisas quer aos bombeiros dos três últimos concursos de promoção, com natural destaque para os soajeiros Sandra Cláudia Barreira (2.ª classe) e Hélder Domingues (2.ª classe, este ausente na cerimónia), quer aos bombeiros das três últimas formações, com realce para Manuel Brito Carvalho (3.ª classe) e Tiago Brito Dias (3.ª classe).
Desempenhando um papel imprescindível no socorro à população do concelho, a AHBVAV responde anualmente a “cerca de 6 mil solicitações de ajuda”, percorrendo “cerca de 500 mil quilómetros por ano no estrito cumprimento da sua missão”.
Compõem o quadro ativo do corpo arcuense de bombeiros 72 elementos, muitos dos quais jovens, encontrando-se em formação uma nova recruta constituída por 18 elementos.