Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

IMG_1264.JPG

É, possivelmente, mais uma daquelas ações para fazer número de propaganda que os governantes e dirigentes associativos, de todos os quadrantes, adoram fazer...

No caso em concreto, quem quiser pode participar e sensibilizar outros voluntários (locais e visitantes/turistas) com vista ao objetivo de regenerar a área florestal que foi consumida pelas chamas no verão de 2016. A iniciativa “Florestar Voluntário”, que emparceira a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) e o Município de Arcos de Valdevez, é dedicada aos agentes locais e aos… turistas.

Como este blogue já noticiou, traduzindo uma preocupação reiterada em tempos recentes, a estratégia passa por fazer plantações de espécies autóctones (folhosas), nomeadamente carvalho-alvarinho e carvalho-negral, que são muito menos inflamáveis do que as resinosas.

Na essência, pretende-se que residentes e turistas, nas suas atividades de lazer na natureza, transportem na mochila bolotas para plantar em vários pontos do percurso.

“Este é um projeto inovador. Não tenho conhecimento de nenhum igual. É simples, o que demonstra que não é preciso coisas muito complicadas para fazermos projetos novos”, frisou João Branco, presidente da Quercus, na conferência de apresentação do referido projeto, no passado dia 20 de novembro.

Mas estas iniciativas vêm sendo realizadas, mediante autorização do Parque Nacional, no âmbito de roteiros organizados por várias empresas de animação turística.

Foto: Bologta

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.