Cavada à moda antiga
O Rancho Folclórico das Camponesas da Casa do Povo da Vila de Soajo, fundado em 1978, promoveu, no passado sábado, 20 de maio, uma cavada à moda antiga. Ao todo, entre lavradeiras (e lavradores), cantadeiras e tocadores de concertina, participaram algumas dezenas de pessoas. Preservar os trabalhos da lavoura, como a cavada, vulgar há décadas mas cuja tradição se tem vindo a perder com o tempo, foi o grande objetivo da atividade, que “entreteve” a comunidade local.
Pela manhã, o animado grupo convergiu para o campo na zona de Crasto, com os bovinos a carregarem no carreto as cestas de vime com o diversificado farnel.
Depois, deu-se início ao manejo das enxadas, ao mesmo tempo que um grupo de cantadeiras, ao som das concertinas, se fazia ouvir entoando temas do campo. Feito o trabalho, serviu-se o recheado almoço, com panados e bacalhau com broa. O dia festivo prosseguiu, no salão da Casa do Povo, onde o grupo degustou o tradicional arroz de maio.
Desde a sua refundação que o Rancho Folclórico das Camponesas da Casa do Povo da Vila de Soajo aparece empenhado em “recuperar” os trabalhos agrícolas do antigamente, fazendo-os perdurar pelas gerações vindouras. A participação da juventude, numa graciosa mistura de gerações, deixa perceber que a transmissão de usos e costumes se fará naturalmente.