Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quinta-feira, 13.09.18

Cláusulas do contrato pesam a desfavor dos Baldios na reversão do Hotel do Mezio

HM

Na Assembleia de Freguesia de Soajo, ocorrida no passado dia 7 de setembro, voltou a discutir-se o contrato do Hotel do Mezio assinado ao tempo em que Manuel Barreira da Costa era presidente da Junta e do Conselho Diretivo dos Baldios de Soajo.

A deputada Cristina Martinho expôs algumas cláusulas para demonstrar que o acordado “prejudica os interesses de Soajo”. “Se o Hotel não quiser renovar o contrato ao fim dos 19 anos, os compartes têm de pagar o edifício na sua totalidade e terão ainda de pagar à sociedade superficiária pelas construções edificadas o valor resultante da avaliação de tais construções, bem como as plantações (árvores, arbustos e outros espécies) feitas no terreno pela sociedade concessionária, […] montante [a apurar por um oficial revisor de contas] acrescido de uma compensação à superficiária no valor de 5% sobre o volume de negócios médio nos últimos cinco anos anteriores ao termo do contrato”, explica a presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Soajo com base na redação do contrato.

Para além desta dupla penalização (valor do imóvel e percentagem de lucros da unidade hoteleira), “caso o citado pré-aviso de 36 meses não seja cumprido, o valor desta compensação será de 10% sobre o mesmo volume médio de negócios”, acrescentou Cristina Martinho.

O presidente da Junta, o grande visado nas críticas em relação ao que está consignado no contrato, retorquiu assim:

“[Os Baldios] têm um contrato assinado no notário, façam-no cumprir, vocês têm tudo para fazer cumprir o contrato que está aí, e não é verdade o que [Cristina Martinho] disse: os Baldios têm direito de opção, no caso de o Hotel fechar e ser colocado à venda. E, ainda sobre o Hotel do Mezio, nunca fiz nada que não tivesse sido aprovado por maioria pela Assembleia de Freguesia”, salientou Manuel Barreira da Costa, rogando que o assunto fosse suscitado futuramente em Assembleia de Compartes e não em sede de Assembleia de Freguesia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:31



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30