Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

IMG_7810.JPG

Soajo esteve bem representado no quarto encontro adstrito ao Orçamento Participativo Portugal (OPP), que é um projeto inscrito no Orçamento do Estado para 2017. A iniciativa contempla 3 milhões de euros para investimento público e baseia-se na participação democrática.

A sessão que Arcos de Valdevez recebeu no dia 13 de janeiro teve mais de trinta propostas submetidas sobre Cultura, Agricultura, Ciência, Educação e Formação de Adultos, algumas das quais subscritas por soajeiros ou residentes em Soajo, como a seguir se verá.

A este programa concorrem ideias de âmbito regional e nacional. No fim, serão selecionados oito projetos: sete de abrangência regional (com impacto em mais de dois municípios na respetiva região – Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) e um de nível nacional. A cada um dos projetos será atribuído 375 mil euros. 

Do encontro de Arcos de Valdevez, que lotou duas salas de leitura na Casa das Artes, acabaram submetidas, na página do OPP, diversas propostas familiares ao território, das quais, em relação a proponentes ligados a Soajo, é justo destacar as de Ana Filipa Correia, António Amorim e Tito Rodas, a seguir reproduzidas, sem prejuízo de, eventualmente, existirem outras, ainda, não “carregadas” na plataforma digital.

 

. Proposta: “Prevenção de fogos e mais floresta no PNPG” (Proponente: Ana Filipa Correia)

“Prevenção de fogos e criação de mais floresta autóctone no Parque Nacional da Peneda-Gerês".

IMG_7737.JPG

 

. Proposta: “Em contraciclos” (Proponente: António Amorim)

“Ciclo do pão, do linho e da lã".

IMG_7776.JPG

 

. Proposta: “Reorganização/gestão de baldios do Município de Arcos de Valdevez e do PNPG” (Proponente: Tito Rodas)

“A proposta consiste na averiguação dos utilizadores das áreas de baldios e ‘obrigar’ a ser marcada a área a que cada um tem acesso e este ser responsável pela área a que teve direito, ou seja, se, por exemplo, eu tiver direito a 10 hectares de terreno, deveria ser marcado por GPS a dita área e eu ser responsável pela manutenção e gestão agrícola e florestal da mesma.

Com este gesto, com certeza haveria menos incêndios, tema complicado todos os anos nos municípios [do PNPG]. Com certeza, a produção da raça cachena e as cabras serranas seria muito mais rentável – a cachena é, sem dúvida, uma carne de eleição e de primeira categoria.

A gestão dos baldios (prados de montanha) facilitaria, e muito, a gestão dos baldios e a respetiva manutenção dos baldios. Deste modo, apoiar-se-ia o setor agroflorestal e ajudar-se-ia a raça cachena a ganhar escala nacional”.

IMG_7782.JPG

 

Outras cinco ideias referentes ao Parque Nacional e ao território de montanha

. “Divulgação, proteção e desenvolvimento do PNPG” (Fernando Freitas Cerqueira);

. “Centro de artes tradicionais do PNPG” (Catarina Viana);

. “Agricultura biológica com base de produção nas áreas afetas ao PNPG” (Esmeralda Vieira);

. “Promoção e valorização dos produtos endógenos produzidos na área do PNPG” (Joaquim Barbosa);

. “Revitalização das aldeias serranas” (José Rocha”).

IMG_7764.JPG

IMG_7791.JPG

IMG_7803.JPG

IMG_7811.JPG

IMG_7788.JPG

IMG_7763.JPG

Fases do OPP

. 9 de janeiro: arranque do ciclo de participação em Braga.

. 21 abril: encerramento deste ciclo (ao todo, mais de cinquenta encontros a nível nacional).

. De 24 de abril a 12 de maio: abre-se um período de análise técnica das propostas e sua transformação em projetos pelos organismos do Estado afetos às respetivas áreas temáticas.

. De 15 de maio a 31 de maio: publicação da lista provisória de projetos a colocar em votação.

. De 1 de junho a 15 de setembro: votação pelos cidadãos nos projetos do OPP.

. Setembro de 2017: apresentação pública dos oito projetos vencedores.

Para saber mais, consulte o portal opp.gov.pt

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.