Desde que foi confirmado, no passado dia 13 de março, o primeiro caso de infeção por Covid-19 em Arcos de Valdevez, tem-se vindo a avolumar de dia para dia o contingente de pacientes neste concelho.
À data de hoje, estavam apurados 56 casos de infeção por Covid-19 – mais cinco do que na véspera. Dos casos confirmados, 12 estão internados (dois no Hospital de Braga e os restantes dez no Hospital de Viana do Castelo). Enquanto isso, a grande maioria dos doentes – 32 – encontra-se em isolamento domiciliário. Até agora, registaram-se cinco óbitos e sete recuperações.
Num breve exame ao relatório de situação epidemiológica apresentado pela Direção-Geral da Saúde (cujos dados compilados apresentam importantes divergências em relação aos casos confirmados em tempo real pelas autoridades de saúde locais), sobressai a conclusão de que há uma elevada taxa de incidência da Covid-19 nos Arcos.
Em termos proporcionais, por cada mil habitantes, o número de óbitos é, localmente, cerca de quatro vezes superior ao registo nacional e o número de infetados por cada milhar de pessoas em Arcos de Valdevez quase duplica o índice do país.