Descoberta fortificação no Alto da Pedrada
“Há uma surpresa guardada no Alto da Pedrada”. A novidade foi adiantada pelo edil João Manuel Esteves em recente sessão pública de lançamento de um livro de historiografia no Paço de Giela.
Segundo apurou o blogue Soajo em Notícia, no ponto mais elevado da serra de Soajo, foi descoberta, recentemente, uma fortificação, construção de defesa militar, sem que se saiba, porém, o período cronocultural a que corresponde.
“Com base na utilização de novas tecnologias, foi possível identificar este monumento e, a partir daí, queremos que lá se faça, primeiro de tudo, uma escavação arqueológica”, acrescenta João Manuel Esteves.
Para além da(s) estrutura(s) a estudar (tipologia, estado de conservação, origem das pedras, existência ou não de restos de pavilhões…), as sondagens permitirão descobrir, eventualmente, materiais de interesse arqueológico (ferragens, cerâmica, faiança, telhas…).
Os trabalhos de escavação serão realizados por um jovem português, ligado à Universidade de Compostela, que está a fazer pós-doutoramento em Inglaterra.
Fotos: Teresa Araújo