Devoção ao padroeiro, magustos e folclore “encheram” fim de semana soajeiro (ver fotorreportagem)
A comer castanhas, a brindar ao vinho novo, a confraternizar e a aplaudir a música de raiz popular… O S. Martinho festejou-se em Soajo com magustos e animação a condizer no fim de semana de 11 e 12 de novembro.
Em honra do padroeiro da freguesia de Soajo, as comemorações arrancaram, logo, na manhã de sábado, 11 de novembro, com a procissão do andor de S. Martinho a sair do salão de S. José (do Centro Social e Paroquial) para a igreja matriz, ritual que foi seguido de missa.
A meio da tarde de sábado, o Centro festejou a data com um magusto bastante concorrido e os petizes à volta da fogueira. O entretenimento foi proporcionado, no salão de S. José, pela música de raiz popular e pela dramatização de uma peça alusiva à castanha, tendo como “atores” os alunos da Escola Básica da Eira do Penedo.
Ainda no dia 11, mas à noite, a Associação Cultural e Desportiva de Vilarinho das Quartas promoveu o seu tradicional magusto, com os residentes e os visitantes vindos dos vários lugares de Soajo a confraternizarem em torno do fruto da época e do vinho novo. E, como é da praxe, as concertinas levaram a animação ao salão da coletividade soajeira.
No domingo, 12, coube à Casa do Povo organizar o clássico convívio de S. Martinho, com vinho e sumos a acompanhar as castanhas assadas. A animação espontânea que se gerou no terreiro foi o “aperitivo” para a exibição de gala (e cheia de entrega) do Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo, que se apresenta cada vez mais apurado nas modas e sincronizado nos passos de dança e no afinamento de vozes ao som das concertinas.
Fora o elogio fácil, a presença de vários elementos infantis e juvenis confere uma especial graciosidade ao grupo que, com esta nova geração, muito empenhada em aprender as tradições e os costumes da Terra, tem os “ingredientes” todos para salvaguardar o futuro do folclore de Soajo.
***
Magusto organizado pelo Centro Social e Paroquial de Soajo
***
Magusto promovido pela Associação de Vilarinho das Quartas
***
Magusto organizado pela Casa do Povo de Soajo
***
Atuação do Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo
Fotos: Soajo em Notícia, Joaquim de Jesus Neto e Olga Gomes