Dia de apresentações na Escola de Soajo anuncia continuidade do projeto “Quem somos, onde estamos”
Esta segunda-feira, 17 de setembro, foi o primeiro dia do novo ano letivo (2018/2019) para a comunidade educativa da Escola Básica de Eira do Penedo/Jardim-de-Infância.
Os alunos do 1.º ciclo e os meninos do ensino pré-primário, acompanhados pelos pais e encarregados de educação, ficaram a par das regras de funcionamento, do pano curricular, bem como dos horários a vigorar a partir de hoje. Pelo coordenador da escola de Soajo, Fernando Jorge de Melo Gomes (Joca), e pela vereadora da Educação, Emília Cerdeira, insistiu-se no empenho das respetivas instituições para que o ano letivo venha a decorrer da melhor maneira.
Os alunos inscritos no pré-escolar (oito no total, mais um do que no ano letivo transato) têm como professora Helena Morais, que transita do ano anterior.
No que diz respeito ao 1.º ciclo, sem surpresa, continuará a funcionar, na mesma, uma turma com quatro níveis de escolaridade. Será, sem dúvida, um desafio para a professora Lúcia Cardoso, que substitui a colega Maria de Fátima, a quem foi concedida, este ano escolar, licença sabática para desenvolver um projeto, por vídeoconferência, em Coimbra.
Os 15 alunos matriculados no 1.º ciclo são, na sua grande maioria, de Soajo, havendo, porém, estudantes provenientes de Ermelo e da Gavieira (Rouças e Tibo), duas freguesias vizinhas que, em tempos, pertenceram ao (extinto) concelho de Soajo.
As 23 crianças, do pré-escolar e do 1.º ciclo, com a supervisão das professoras contratadas, darão prosseguimento ao projeto “Quem somos, onde estamos”, iniciado há um ano.
Prestará aos alunos todo o apoio necessário a assistente operacional, Ana Quintas.
A Junta de Freguesia de Soajo fez-se representar, nesta cerimónia de boas-vindas, pela secretária, Sandra Barreira, e pelo tesoureiro, Fernando Gomes.